[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Inmetro lança nesta sexta programa de etiquetagem veicular


Programa servirá de guia sobre níveis de consumo de combustível na hora de comprar um carro novo

Agência Brasil


BRASÍLIA - O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lança nesta sexta-feira, dia 7, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que servirá de guia para o consumidor sobre níveis de consumo de combustível na hora de comprar um carro novo.

O lançamento está previsto para as 14h, no Salão Internacional do Automóvel, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e contará com participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

O programa é uma iniciativa do Inmetro, em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), do Ministério de Minas e Energia, e conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).

O objetivo do Inmetro/Conpet é fazer com que o programa de etiquetagem comece a funcionar em abril do ano que vem. A partir de então, o consumidor poderá escolher os modelos mais eficientes em consumo de combustível. Basta consultar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) afixada voluntariamente pelas montadoras nos automóveis.

A etiquetagem permite ao consumidor comparar entre modelos semelhantes e escolher aquele que apresente mais eficiência energética. Caso não encontre a etiqueta nos carros, o interessado poderá verificar as informações desejadas nas tabelas do Inmetro, divulgadas anualmente.




Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: