[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cheff espanhol do 'El Bulli' demonstra suas técnicas e dá receita


Ferran Adrià participou de congresso em São Paulo que reuniu alguns do mais celebrados chefs espanhóis

Luiz Américo Camargo, de O Estado de S. Paulo


SÃO PAULO - Na última - e mais aguardada - conferência do evento gastronômico Tendências, Ferran Adrià mostrou técnicas vanguardísticas usadas no El Bulli, demoliu mitos e emocionou a platéia. O congresso, realizado pela revista Prazeres da Mesa, reuniu alguns do mais celebrados chefs espanhóis, entre terça e quinta-feira.


No encerramento das atividades, com o auditório completamente lotado, com pessoas de pé e sentadas no chão, Adrià, ajudado por seu sub-chef, Oriol Castro, demonstrou técnicas criadas e difundidas por seu restaurante. O destaque foi para a esferificação - a gelificação de um líquido por meio do uso de produtos especiais, criando bolinhas de variados sabores -, descrita em várias abordagens e com receitas diferentes.

Porém, em certo momento, o chef cutucou: "Dizem que só uso alta tecnologia. Pois vou mostrar agora uma receita utilizando sifão e microondas, ambos inventados há muitos anos". Adrià fez questão ainda, com bom humor, de repudiar o rótulo de cozinha molecular. "Chamam-me de chef molecular pelo uso da ciência. Mas tudo tem ciência. Até um bom pão exige um trabalho de desenvolvimento de farinhas, de fermentos. Essa história de cozinha molecular, reafirmo, não existe".

Ferran destacou ainda o trabalho de seu irmão Albert, que não veio ao Brasil (o mais novo dos Adrià é responsável pela pâtisserie do Bulli). Mostrando um vídeo produzido na Catalunha, o chef exibiu sobremesas criadas pelo irmão utilizando as técnicas e os conceitos que tornaram o restaurante um referência em vanguarda gastronômica.

Por fim, como é de seu estilo, Adrià provocou uma catarse chamando todos os chefs espanhóis para o palco, junto com o brasileiro Alex Atala, e foi aplaudido por vários minutos. O evento da Prazeres da Mesa, já sem os cozinheiros estrangeiros, continua hoje, no Centro de Gastronomia do Senac.





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: