[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Faculdade São Luís fecha, e alunos serão transferidos em SP

A Faculdade São Luís, na rua Haddock Lobo, no bairro da Consolação (centro de SP), irá fechar no próximo ano. O anúncio foi feito ontem à noite, em reunião entre professores, alunos e diretoria.

A decisão foi comunicada à faculdade em outubro pela Companhia de Jesus, mantenedora de 14 colégios e cinco estabelecimentos de ensino superior, incluindo a São Luís, a FEI e a PUC-RJ. A diretoria informou que a decisão dos jesuítas de encerrar as atividades tem o intuito de concentrar esforços em outras instituições.

Os estudantes de administração serão transferidos para o Centro Universitário da FEI. Os de ciências econômicas e ciências sociais para a PUC-SP.

Não haverá processo seletivo para a transferência. Segundo a diretoria da São Luís, um acordo foi fechado com as duas faculdades --a reportagem não conseguiu contato com elas na noite de ontem. Elas acolherão cerca de 400 alunos, que continuarão a pagar a mesma mensalidade, R$ 720. Bolsistas do ProUni terão o benefício transferido, e os da faculdade terão de pleitear desconto junto às novas instituições.

A maioria dos 400 alunos presentes na reunião ficou descontente com a notícia. Eles reclamaram principalmente da falta de transparência da faculdade, que não discutiu a questão previamente com alunos e professores, e das dificuldades para se adaptar às grades curriculares das novas faculdades.

A ex-aluna Ana Lúcia Abreu, 29, foi ontem para a frente da faculdade protestar. Disse que o fato de ter estudado numa instituição que fechou as portas "suja" o seu currículo.

Fernando Forquilha, 22, estudante de economia, tem bolsa parcial e não sabe o vai fazer se a PUC não mantiver o desconto. "Dependo dessa bolsa para estudar", disse.

A faculdade funcionará até meados de maio, com um grupo pequeno de professores que atenderão aos alunos em fase de trabalho de conclusão de curso. No entanto, a maioria dos 43 docentes será demitida no final do ano.

O professor de economia Cassiano Ricardo Martines Bovo disse que há uma semana os boatos sobre o fechamento já circulavam pelos corredores da faculdade. "Até o momento, o que sei é que serei demitido", disse o professor, depois da reunião com a diretoria.

Durante a reunião de ontem, uma aluna perguntou se o espaço será usado para a ampliação do colégio São Luís, que existe há 140 anos e funciona no mesmo prédio. O vice-reitor da faculdade, professor Wagner Lopes Sanchez, disse que não se sabe o que será feito dos três andares atualmente ocupados pela faculdade, que foi fundada em 1948. Por enquanto, eles ficarão vazios.


>Faculdade São Luís anuncia encerramento das atividades


A Faculdade São Luís informou nesta quinta-feira que vai encerrar as atividades de graduação superior, no ano em que completa 60 anos de atividades.

A instituição, mantida pela Companhia de Jesus, informou em nota que o fim dos cursos superior é uma decisão estratégica dos jesuítas para concentrar esforços em instituições universitárias como a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio e o Centro Universitário da FEI, com campi em São Paulo e em São Bernardo (Grande ABC).

A faculdade informou que os alunos não serão prejudicados, pois firmou convênio com duas faculdades para absorver seus estudantes. Os alunos do curso de administração serão transferidos para o Centro Universitário da FEI, e os de ciências contábeis e ciências econômicas para a PUC de São Paulo.

Fundada em 1948, o grupo que administra a Faculdade São Luís é responsável por 14 colégios e cinco estabelecimentos de ensino superior em várias partes do país.






  1. Molheira Eterna Profissional Chef AllanMolheira Eterna Profissional Chef Allan R$90,00

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: