[Valid Atom 1.0]

sábado, 15 de novembro de 2008

Cocaína: Estudo pode levar à primeira medicação para tratamento da dependência

Cocaína: Estudo pode levar à primeira medicação para tratamento da dependência


Fonte: Journal of Neuropsychopharmacology, 10/01/2005


A dependência à cocaína é o maior problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas ao redor do globo terrestre. Apesar de anos de pesquisas, ainda não há medicações aprovadas para o tratamento deste vício que destrói vidas. Pesquisadores estão agora esperançosos que brevemente poderão mudar isso baseados nos resultados de um estudo controlado realizado na University of Pennsylvania School of Medicine.

Os pesquisadores identificaram Modafinil - um agente estimulante aprovado para o tratamento de narcolepsia - como um possível tratamento medicamentoso para a dependência à cocaína. Num estudo controlado com placebo duplamente cego, os pesquisadores descobriram que o Modafinil promoveu a abstinência de cocaína em pacientes que buscavam tratamento. Em um estudo anterior conduzido pelo mesmo grupo de pesquisa, mostrou-se também que o Modafinil abranda a euforia induzida pela cocaína, o que talvez seja uma vantagem clínica. "Se confirmado em investigação adicional, esta pode ser a ruptura das linhas inimigas que estávamos esperando," disse Charles Dackis, MD, chefe da psiquiatria da University of Pennsylvania Medical Center- Presbyterian e pesquisador principal do estudo.

"A cocaína é capaz de destruir não apenas a vida daqueles que são dependentes, mas também daqueles que estão a sua volta," acrescentou Dackis.

"Um tratamento efetivo para a dependência à cocaína poderá ajudar aqueles que são mais vulneráveis na nossa sociedade a dominar a sua dependência e a recuperar o controle de suas vidas".

O estudo foi conduzido no Penn's Treatment Research Center entre 2002 e 2003. Envolveu de 62 pacientes dependentes de cocaína (idades entre 25 e 63 anos) sem doenças clínicas e psiquiátricas significativas. Todos os participantes eram da Filadélfia. Depois de uma triagem inicial, pacientes eleitos foram aleatoriamente designados para receberem uma dose única matinal de modafinil (400mg), ou comprimidos placebos idênticos, durante oito semanas, juntamente com terapia comportamental cognitivo (CBT) duas vezes na semana. Trinta participantes foram tratados com Modafinil; e trinta e dois receberam placebo.

A avaliação primária da eficácia foi a abstinência de cocaína, medida por um teste da toxicidade na urina. Avaliações secundárias foram desejo incontrolado, privação da cocaína, retenção, e eventos adversos. Pacientes tratados com Modafinil forneceram significativamente mais amostras de urinas negativas de cocaína nas oito semanas do que aqueles que receberam placebo, e maior probabilidade de conseguir prolongar a abstinência a cocaína.

Junto com esta descoberta, pesquisadores também descobriram que não ocorreram eventos adversos sérios naqueles tratados com Modafinil, e nenhum dos pacientes desistiu de completar o estudo devido a qualquer efeito colateral. "Estes resultados preliminares são bastante promissores e três estudos maiores sobre o Modafinil para dependência de cocaína estão em andamento, um dos quais na University of Pennsylvania", acrescentou Dr. Dackis.

Este estudo foi financiado pelo National Institute of Drug Abuse. Cephalon Inc que forneceu Modafinil e comprimidos placebos idênticos, mas não teve participação no projeto ou na implementação do experimento. Outros pesquisadores da University of Pennsylvania que contribuíram com o estudo foram Kyle M. Kampman, MD, Kevin G. Lynch, PhD, Helen M. Pettinati, PhD, and Charles O'Brien, MD, PhD.









  1. Molheira Eterna Profissional Chef AllanMolheira Eterna Profissional Chef Allan R$90,00

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: