[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Bovespa ameniza queda no fim do dia e fecha em baixa de 5,43%


Mercado chegou a cair 15%, e 'circuit breaker' foi acionado duas vezes.
Mantega e Meirelles anunciaram medidas para injetar dinheiro no mercado.


Em um dia histórico em que a desvalorização excessiva interrompeu as negociações por duas vezes, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reduziu o ritmo de queda ao final do pregão desta segunda-feira (6).

Principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa fechou em queda de 5,43%, aos 42.100 pontos. De acordo com a Bovespa, é o menor patamar de fechamento desde 5 de março de 2007.

......




A entrevista coletiva convocada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que anunciaram medidas para ajudar pequenos bancos e empresas exportadoras, serviu para acalmar o mercado financeiro nesta segunda-feira (6). Combinada ao movimento de perdas menos acentuadas nas bolsas em Wall Street, a promessa de que mais dinheiro será injetado no mercado animou os investidores.



Na opinião de analistas de mercado, a fala das autoridades monetárias brasileiras sinalizou que o governo trabalhará para disponibilizar mais dinheiro no mercado, principalmente para setores com dificuldades para obter crédito.

"Não deixam de ser notícias boas. Reforçam um cenário difícil, mas sinalizam que o BC está atento e trabalhará para conter os efeitos da crise no Brasil", disse ao G1 a analista-chefe da corretora SLW, Kelly Trentin.

O mercado opera sob forte tensão desde o início do pregão - o 'circuit breaker' interrompeu o pregão da bolsa nacional por duas vezes. O mercado chegou a cair 15%. Foi a primeira vez desde 10 de setembro de 1998 que o mecanismo teve que ser acionado duas vezes no mesmo dia.

Editoria de arte G1/G1

Veja o comportamento da Bovespa nesta segunda-feira (Editoria de Arte/G1)

Alterações

Segundo a Bovespa, as regras de negociação não prevêem novas interrupções nas operações no mesmo dia em caso de nova queda.

Exclusivamente para o pregão desta segunda-feira, no entanto, foi estabelecido o limite de baixa de 20% para o Ibovespa.

Na última segunda-feira (29), uma queda acentuada também disparou o circuit breaker na Bovespa, pela primeira vez em quase dez anos. A última vez em que a ferramenta fora usada foi em 14 de janeiro de 1999, na véspera da adoção do câmbio livre no país.


Nos mercados de todo o mundo, temores sobre a saúde econômica da Europa deixam em segundo plano o alívio provocado pela aprovação, pelos Estados Unidos, do plano de US$ 700 bilhões em ajuda aos bancos.

(Com informações da Reuters, do Valor OnLine e da France Presse)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: