[Valid Atom 1.0]

sábado, 2 de agosto de 2008

Libertado antigo membro ETA condenado a 3.000 anos de prisão



Um líder da organização terrorista basca ETA, José Ignacio de Juana Chaos, condenado a três mil anos de prisão pelo assassínio de 25 pessoas, saiu hoje da cadeia após cumprir 21 anos de pena.

Juana Chaos, 53 anos, um dos etarras mais sanguinários da história da ETA, saiu da cadeia de Aranjuez (Madrid) hoje às 07:26 locais (06:26 em Lisboa).

Dois advogados do recluso, acompanhados pela mulher do terrorista, Irati Aranzabal, foram recolhê-lo à porta da cadeia.

Embora Juana Chaos tenha iniciado uma greve de fome em 16 de Julho, saiu hoje da prisão pelos seus próprios pés e sem aparentar sinais de deterioração física.

A Guarda Civil espanhola montou um forte dispositivo de segurança em redor da prisão por altura da saída do terrorista, para precaver contra eventuais incidentes.

A sua libertação foi marcada em Espanha por controvérsia. Condenado a três mil anos de prisão por 25 assassínios, apenas cumpriu 21 anos em reclusão devido a um encurtamento de pena por estar a cursar estudos universitários.

A casa onde provavelmente vai viver fica em San Sebastian (País Basco espanhol) e no mesmo prédio onde reside a viúva de um militar assassinado pela ETA.

No mesmo bairro vivem várias vítimas do terrorismo e pessoas que já foram alvo de ameaças da organização terrorista।

A Associação de Vítimas do Terrorismo (AVT) convocou para hoje uma manifestação no mesmo local de Madrid onde em 14 de Julho de 1986 morreram 12 agentes da Guarda Civil num atentado em que Juana Chaos participou।


Diário Digital / Lusa

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: