[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Manoel Carlos diz que alguns artistas deveriam se calar e elenco de novela faz manifesto

Sara Paixão


Maneco manda atores aproveitarem inverno para ler mais. Foto Divulgação

Rio - O novelista Manoel Carlos levantou a ira da classe artística com texto em que critica a falta de inteligência de atores e atrizes. O autor escreveu a crônica ‘De astros e estrelas’ na revista ‘Veja Rio’, no domingo retrasado, em que sugeria que eles se calassem quando não tivessem algo de interessante a falar. O ator Caio Blat capitaneou abaixo-assinado do elenco da novela ‘Ciranda de Pedra’ em repúdio ao texto e abriu a polêmica.

Para Guilherme Weber, que vive o empresário Artur na novela da seis, escrita por Alcides Nogueira, a idéia de escrever a carta demonstrou um sentimento comum entre os atores. “O assunto veio à tona durante conversas, e no nosso caso foi um consenso, um comentário geral, que resolvemos tornar público. Não me senti ofendido pessoalmente, mas a classe se mobilizou contra a idéia de ele generalizar”, explicou ele sobre o artigo assinado pelos atores do elenco.

Já para Bruno Mazzeo, ator de ‘Beleza Pura’ e autor de blog bastante opinativo (http://bloglog.globo.com/brunomazzeo/), estava claro que o autor não quis generalizar. “Me parece lógico que ele não se referiu a atores como o próprio Caio, ou um Selton Mello, um Wagner Moura e tantos outros. Mas não é por ser ator que o cara é obrigado a ser politizado”, defende ele, acrescentando que emitir opinião gera polêmica. “ No meu blog, coloco opiniões em primeira pessoa e passo pelo mesmo problema: às vezes, sou mal-interpretado. Mas o bacana é provocar discussão. Para isso serve a democracia”.

Em sua crônica, Manoel Carlos foi enfático. “Tenho lido e ouvido muitas bobagens escritas e ditas por nossos atores e atrizes, principalmente os de televisão. (...) Sinto uma certa vergonha, não por me achar melhor ou mais inteligente do que eles, mas por lamentar que não fiquem calados quando nada têm a dizer. Minha sugestão é que nossas atrizes e atores, aproveitem o inverno, enfiem-se na cama com um bom livro e… aprendam a pensar e a dizer algo além daquilo que decoram como personagens de ficção”.

Além da manifestação do elenco de ‘Ciranda de Pedra’, Caio Blat enviou um desabafo em separado, num tom acima dos colegas. “Fiquei muito ofendido (...). Sugerir que atores leiam um livro e aprendam é grosseiro. O cronista, sim, perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado”, escreveu.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: