Cidades que tiveram boa atuação no combate à doença receberão R$ 30 mil.
Neste ano, 63 casos foram confirmados e todos eram importados.
- » Exército vai às ruas para combater a dengue em Pernambuco
- » Ceará contabiliza mais de 17 mil casos de dengue
- » Pneus abandonados em estradas viram foco do mosquito da dengue
- » Imóveis abandonados podem ser arrombados no combate à dengue
- » Teresina distribui mudas de citronela para combater a dengue
- » Risco de dengue continua no inverno, alerta prefeitura
O Governo do Rio Grande do Sul anunciou que completou, nesta semana, um ano sem casos autóctones (contraídos no estado) de dengue. Segundo o secretário da Saúde, Osmar Terra, o resultado é conseqüência da mobilização da comunidade e de entidades do estado e dos municípios, que participaram de ações de combate à doença.
Como "recompensa", as 20 prefeituras que tiveram a melhor atuação na prevenção da dengue devem receber prêmio de R$ 30 mil.
O Governo gaúcho informa que, em abril de 2007, o estado foi atingido por um surto que começou em Giruá e atingiu, no total, 59 municípios com casos de dengue. Na época, foram registrados 265 casos autóctones. As ações de combate ao mosquito transmissor e de controle da doença foram intensificadas.
Mais de 5 mil técnicos, entre médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde foram capacitados para o diagnóstico precoce e manejo da enfermidade. A verba para os municípios aumentou e foi criado o Comitê Estadual da Dengue.
Em 2008, 571 casos foram notificados, dos quais 63 confirmados, porém todos importados.
Apesar dos bons resultados, o trabalho de prevenção da doença e de combate ao mosquito transmissor deve continuar. “Vamos manter a mobilização para chegarmos ao próximo verão sem epidemia”, afirmou o secretário.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário