[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mais informações sobre o ciclone do RS

Em função da repercussão à respeito do novo ciclone extratropical que deve atingir os gaúchos neste fim de semana, a equipe do www.tempoagora.com.br traz novas explicações sobre o fenômeno. É importante apontar que este ciclone com previsão de se formar entre a sexta-feira (23) e o sábado (24) não tem o mesmo posicionamento do último que ocorreu no início de maio. "Na realidade, todas as frentes frias que passam pelo sul do Brasil estão associadas à um ciclone extratropical. A diferença da intensidade está intrinsecamente ligada ao núcleo de formação do evento que, geralmente, ocorre em alto mar." - explica Marcel Rocco, um dos meteorologistas responsáveis pelo Tempo Agora.


Esse novo sistema que terá um reflexo entre a costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, no que diz respeito ao centro de pressão, é até mais intenso do que o do início de maio, mas a diferença é que este ciclone se encontra a mais de 400 km da costa. Com toda esta distância, as conseqüências para a Defesa Civil do Estado não serão tão grandes como as enfrentadas anteriormente. As chuvas provocadas pelo ciclone do início do mês deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e sem energia elétrica. Os estragos foram maiores entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina, totalizando mais de 280.000 pessoas atingidas.


No sábado, os ventos podem chegar a 125km/h apenas em alto mar. Portanto, a atenção deve ficar reservada às embarcações de pequeno porte. Além disso, por conta dos ventos, a rotina dos portos pode ficar prejudicada. Na região costeira os ventos são mais fracos, mesmo assim, as rajadas podem chegar aos 90km/h nas praias do litoral sul do Estado. Com esta intensidade, o que pode ocorrer é o destelhamento de algumas casas na praia.


A frente fria que está associada ao ciclone avança rapidamente pelo país e chega ao litoral de Santa Catarina e do Paraná ainda no sábado, causando apenas chuva fraca até o final do dia. A temperatura despenca e a sensação será de frio em boa parte do Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina.


No domingo, a frente fria e o ciclone extratropical começam a se afastar do Brasil. Mesmo assim, o sistema ainda pode causar chuvas fracas em parte do Paraná. Na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina as rajadas de vento já não passam dos 55km/h. Depois do afastamento deste sistema, os ventos voltam a soprar de quadrante sul, deixando as temperaturas mais amenas. A mínima fica em torno dos 11°C em Porto Alegre e pode cair aos 7°C na Serra gaúcha. Abaixo veja a diferença entre os dois sistemas:




Uma região de baixa pressão, ou área de instabilidade, passa pelo sul do Rio Grande do Sul e Uruguai. Ao chegar ao oceano, este sistema se intensifica e atinge a superfície.




O centro de baixa pressão já estava formado nos níveis médios da atmosfera (em torno de 5 km de altura), quando avançou pelo sul do Brasil, casusando os estragos. Sobre o oceano, este sistema intensificou-se e atingiu a superfície.



A equipe do Tempo Agora mantém um monitoramento 24 horas por dia para trazer todas as informações do tempo aos seus usuários. Fique ligado!

Pryscilla Paiva

Assessoria de Imprensa Somar Meteorologia


Outras Notícias e Artigos

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: