[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 9 de maio de 2008

ROTEIRO PARA UMA LEITURA DE «OS MAIAS»


1 - Adquira conhecimentos gerais sobre a vida e obra de Eça de Queirós, através de qualquer Literatura Portuguesa, Dicionário de Literatura ou em qualquer dos "sítios" da Internet que lhe indicámos.

  • Adquira a edição de «Livros do Brasil», pois as páginas que se referirem neste trabalho correspondem a essa edição.

2 - A arquitectura do Romance:

Repare que além do título «Os Maias», o livro tem um subtítulo «Episódios da Vida Romântica». O autor quis contar, por um lado, a história de uma família, os Maias, através de várias gerações; o subtítulo indica uma segunda intenção, descrever certo estilo de vida - o romântico - através de episódios.

Leia os primeiros quatro capítulos e constate que no romance há um começo, que põe em foco um lugar e nos situa num tempo determinado («A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875...», a pp. 5 da edição de Livros do Brasil), um recomeço («foi só nas vésperas da sua chegada, nesse lindo Outono de 1875, que Afonso se resolveu enfim a deixar Santa Olávia e vir instalar-se no Ramalhete», p. 10) e um novo recomeço em que o Outono de 1875 volta a ser o tópico-pivot: «E então Carlos Eduardo partiu para a sua longa viagem pela Europa. Um ano passou. Chegara esse Outono de 1875; e o avô, instalado enfim no Ramalhete, esperava por ele ansiosamente» (pp. 95-96).

Ora é neste momento que a acção do romance efectivamente se inicia, com a inerente alteração do ritmo narrativo (passagem a tempo mais lento, e, sobretudo, entre as cenas, hiatos muito mais curtos), sendo tudo quanto fica nas oitenta e cinco páginas anteriores simples preparação constituída pela história em retrospectiva (a analepse) da família Maia, centrada em Afonso da Maia.

A acção não abrange meio século mas apenas cerca de catorze meses, do Outono de 1875 a fins de 1876; e, enquanto os antecedentes familiares, de cerca de 1820 a 1875, só ocupam oitenta e cinco páginas, os catorze meses da acção, de que são protagonistas Carlos e Maria Eduarda (não falando em Afonso, que figura como vítima e como elemento determinante do desfecho), espraiam-se por mais de quinhentas e noventa páginas. Segue-se um epílogo, situado, na cronologia do narrado, dez anos depois, em 1887; este epílogo, retrospectivo, reflexivo, abrange vinte e sete páginas - quase todo o capítulo XVIII, cujas duas primeiras páginas referem ainda os consequentes imediatos do desfecho, quer dizer, da separação definitiva dos amantes: a segunda viagem de Carlos pelo mundo e a sua instalação em Paris.

Em esquema, a arquitectura d’Os Maias poderia, portanto, representar-se assim:

Chave:

1 - Introdução (5 pp.): marco inicial da acção; o Ramalhete; Afonso.

2 - Preparação (cerca de 85 pp.):

a) juventude de Afonso;

b) infância de Pedro;

c) juventude, amores e suicídio de Pedro

  • Para alguns críticos constitue uma primeira intriga secundária que abre para a intriga principal

d) infância e educação de Carlos;

e) Carlos, estudante em Coimbra;

f) primeira viagem de Carlos.

  • Durante a sua leitura procure identificar os traços marcantes da vida e educação da família Maia.

3 - Acção (cerca de 590 pp.)

3.1 - Intriga principal (história dos amores trágicos de Carlos e Maria Eduarda); relaciona-se com o título do romance.

  • Vá anotando, à margem, os marcos principais da evolução da história: introdução, acção, clímax da acção, desenlace; informantes de tempo e espaço; indícios do futuro, etc.

3.2 - Comédia de costumes (uma outra intriga secundária - pano de fundo onde se desenrola a intriga principal) onde perpassam figuras típicas da sociedade lisboeta; relaciona-se com o sub-título «Episódios da Vida Romântica».

  • Situe, à medida que for lendo, os episódios que se seguem, indicando quais os aspectos críticos que os informam - personagens e ideias

- Jantar do Hotel Central

- Jantar dos Gouvarinhos

- Corridas no Hipódromo

- Baile dos Cohen

- Sarau no Teatro da Trindade

- Passeios a Sintra

- Redacção do jornal «A Tarde»)

4 - Epílogo (cerca de 27 pp.)

4.1 - viagem de Carlos e do Ega (1877-78)

4.2 - cenas da estada de Carlos em Lisboa, oito anos depois (1887)

Este epílogo é retrospectivo, reflexivo. Coloque-se na perspectiva de Carlos e Ega, reveja com eles os espaços e as personagens deixadas há dez anos e comente, à margem, os aspectos críticos que achar mais significativos.

Texto adaptado de um trabalho de Jacinto do PradoCoelho, «Para a compreensão d’Os Maias como um todo orgânico»

Prof. Mata Fernandes

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: