1 - Da geração de 70 destacou-se o autor do romance “Os Maias”. Numa cuidada composição, clara, concisa, e correcta sobre todos os aspectos, exponha o que sabe sobre a sátira feita nessa obra através das seguintes personagens: João da Ega, Tomás de Alencar, Dâmaso e Eusébio. 2 - Considerando “Os Maias” como uma pintura da sociedade lisboeta, faça uma composição em que, centrando-se em dois quadros desse imenso painel, refira: 3 - “Independente! Só por isso os jornalistas me negam as colunas”. 4 - “Ela cruzava-o numa bela tarde, bela como uma deusa transviada”. 5 - “... meu amado...” e “... meu marido...” definem a ligação que Maria Eduarda e Maria Monforte estabelecem com duas personagens em “Os Maias”. O amor por elas inspirado é um dos responsávis pelo clima trágico vivido no romance. 6 - Numa cuidada disertação, comente as seguintes afirmações de Ernesto Guerra da Cal sobre “Os Maias”: Todas as personagens são derrotadas duma maneira ou doutra, todo o mundo mais ou menos falha” diz João da Ega - Isto é, falha-se sempre na realidade aquela vida que se planeou com a imaginação.” 7 - Aprecie criticamente a afirmação abaixo transcrita, baseando-se na actuação de Carlos e Ega ao longo da obra: 8 - Atente no seguinte passo de “os Maias”: 9 - No romance “Os Maias” encontramos personagens planas, personagens modeladas ou meros figurantes. Refira-se de forma especial a esta última categoria, indicando por meio de exemplos devidamente seleccionados a função que desempenham na obra. 10 - Também Carlos, que julgava encontrar um paraíso no seu amor por Maria Eduarda, acaba por cair num inferno sentimental que ocasiona a morte inesperada do avô. Mostre, numa curta mas cuidada composição, que existem n’Os Maias além de crítica mordaz aos costumes da época, uma tragédia familiar. 11 - No final d’Os Maias, Carlos da Maia e João da Ega percorrem o Chiado, onde encontram Dâmaso Salcede. 12 - Os Maias reflectem a sobreposição de valores materiais às forças criadoras no mundo artístico da Lisboa da Regeneração, já que nos é possível confrontar o ponto de vista do narrador e de algumas personagens sobre literatura (no jantar do Hotel Central, por exemplo), a conduta de alguns artistas (como Tomás de Alencar e Cruges) e a reacção do público (no Sarau da Trindade). 13 - Há, em OS MAIAS, vários espaços físicos descritos. 14 - “Se soubermos ler Os Maias, Carlos fraquejou... apesar da educação recebida. Quais portanto os motivos da sua frustração? Dois basicamente: o temperamento, portuguesmente mole e apaixonado; o meio lisboeta, portuguesmente ocioso.” Numa redacção organizada, baseando-se na leitura de Os Maias, desenvolva opinião citada. 15 - “EÇA DE QUEIRÓS (...) Incorporou assim o trágico do amor impossível, com todas as suas românticas implicações, no realismo do romance de costumes. E não se pretenda que o dissolveu pela ironia ou pela censura crítica. O trágico subsiste n’ Os Maias como um dos valores estéticos maiores.” 16 - “As personagens de Os Maias, tanto como as situações, os sentimentos, os conceitos, são múltiplas peças dum grande jogo de contrastes, ora categóricos, violentos, ora ténues, de simples cambiantes.”
1. O problema da Educação em " Os Maias " adquire uma importância fundamental.
2. Explique devidamente a existência de um subtítulo na obra. 3. Esclareça a articulação entre a Intriga principal e a Intriga secundária. 4. Comente o valor da amizade que se estabelece entre Carlos da Maia e Ega. 5. Alencar e Ega representam duas concepções filosóficas e literárias distintas e antagónicas.
6. Explique, à luz das actuações das personagens ao longo da obra, as afirmações de Carlos e Ega, no último capítulo da obra:
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sexta-feira, 9 de maio de 2008
Questões sobre "Os Maias" de Eça de Queirós
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