[Valid Atom 1.0]

domingo, 11 de maio de 2008

Passageiro vai saber na internet o tempo de viagem de ônibus

Gabriel Batista, Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - A partir de segunda-feira, os passageiros de ônibus podem acompanhar na internet o tempo de viagem, atualizado de hora em hora, nos dez corredores exclusivos e em algumas avenidas da capital. As informações estarão disponíveis no site www.sptrans.com.br. Ao todo, serão monitorados 247 quilômetro de vias.

Os passageiros também poderão consultar a velocidade média dos ônibus e a extensão total de cada via. Hoje, 85% dos 15 mil ônibus da capital são rastreados pelo sistema GPS, o que possibilita o acompanhamento on line da fluidez. O site vai informar o passageiro sobre a velocidade e tempo dos ônibus em avenidas movimentadas, como Paulista, Radial Leste, 23 de Maio, Brigadeiro Luís Antônio e Santos Dumont. Os passageiros também poderão consultar a situação do transporte por trechos de cada uma dessas vias.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, afirmou que o uso do GPS vai auxiliar no planejamento das linhas e na fiscalização das empresas que fazem o transporte.

- Vamos saber se realmente aqueles ônibus são necessários naquelas linhas e se as empresas estão cumprindo, hora a hora, as partidas necessárias - disse.

Moraes também ressaltou que será possível utilizar a tecnologia para calcular tarifas e repasses orçamentários.

- Vamos ter o custo exato de cada ônibus, quanto rodou, qual a depreciação (desgaste) - disse.

No site da SPTrans haverá um link para um mapa de fluidez. Cada avenida monitorada será destacada de vermelho (trânsito lento), amarelo (trânsito moderado) ou verde (trânsito rápido). Quando o desenho de uma via estiver cinza, significará que a operação de ônibus está interrompida.

No alto da página, serão vistos quadrados com informações sobre a velocidade média na cidade toda. Ao passar o cursor (seta do mouse) em cima do desenho de uma avenida, aparecerá um quadro com informações do tempo da viagem e da velocidade média na extensão total da via e no trecho selecionado. Os corredores de ônibus serão consultados todos de uma vez, em uma barra na parte inferior da página.

Para o acompanhamento da imprensa, a Secretaria de Transportes vai disponibilizar nas redações o acesso a informações mais completas sobre os ônibus. Será possível consultar imagens das câmeras instaladas nas vias, condição do transporte em 19 dos 27 terminais de ônibus, quantidades de partidas em cada linha, quantidade de veículos em circulação e verificar se um ônibus desvia do trajeto.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: