[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Inventário comentado das referências musicais nos romances de Eça de Queiroz:

O Crime do Padre Amaro

O Primo Bazílio

Os Maias

A Relíquia

A Ilustre Casa de Ramires

A Cidade e as Serras

A Capital

A Tragédia da Rua das Flores

Por Viktor v/d Bent

e

A. M. v/d Bent

Sumário

1. A música como parte integrante da acção nos romances

de Eça de Queiroz

2. Princípios de categorização musical

3. Análise das várias localizações

4. Quadro geral das referências musicais

5. Gráfico estatístico dos géneros musicais

6. Gráfico estatístico da tipologia das referências

1. A música como parte integrante da acção nos romances de Eça de Queiroz

As referências musicais que encontramos nos romances de Eça de Queiroz não são apenas referências circunstânciais, traços de uma escrita realista, somente destinadas a acrescentar verosimilhança, tal como as descrições de vestuário ou de mobiliário, por exemplo.

A música assume claramente um papel mais importante, pois encontra-se intimamente relacionada à acção e é, frequentemente, uma peça fundamental na construção do próprio romance. A escolha das composições musicais não é, assim, aleatória. O autor, tal como um realizador cinematográfico, utiliza frequentemente uma determinada peça musical para sublinhar a acção ou o estado de espírito dos personagens.

No romance A Capital, por exemplo, Melchior, quando Vitor e Concha decidem viver juntos, começa a trautear a "Marcha Nupcial", da ópera Lucia di Lamermmor, e Amélia, de O Crime do Padre Amaro, sublinha a sua irritação, causada pela mudança de Amaro para outra casa, tocando de forma desmasiado estrondosa uma valsa, em vez da habitual canção: Ai adeus, acabaram-se os dias…

Esta mesma canção, paradigma de um ultra-romantismo que Eça de Queiroz, evidentemente, critica é, aliás, utilizada pelo escritor, à maneira de Wagner, como um verdadeiro leitmotiv, que se irá tornar no tema da paixão entre Amaro e Amélia.

Casos há, em que a música chega mesmo a influenciar a progressão da acção. Assim, em O Primo Bazílio a bela voz deste contribui para o despertar do interesse amoroso de Luísa pelo primo. As cenas de sedução em casa de Luísa são intercaladas por vários trechos cantados por Bazílio, contribuindo a música para a criação de uma atmosfera sensual, onde a resistência de Luísa é abalada.

Neste mesmo romance, a narração de um acontecimento de grande importância para o desenrolar da acção - a morte de Juliana – é efectuada paralelamente à descrição da representação da ópera Fausto, à qual Luísa e o marido assistem nesse mesmo espaço temporal. Uma tal cena adaptada ao cinema lembraria, inevitavelmente, a célebre cena do filme O Padrinho I, na qual o realizador filma um baptizado que se realiza, simultaneamente, ao assassinato de vários membros de uma família mafiosa rival.

Podemos, assim, afirmar que existem, indubitavelmente, referências musicais absolutamente essenciais à arquitectura dos romances e que a sua omissão implicaria a destruição da própria obra.

2. Princípios de categorização musical

Nos quadros que constituem o inventário, encontra-se uma coluna referente a cada género musical. Assim, foram distinguidas 9 categorias distintas:

- Fado

- Música Religiosa

- Ópera / Opereta / Zarzuela

- Canção / Lundum / Modinha

- Música de salão (instrumental)

- Valsa

- Valsa de Strauss

- Hino

- Outros

A categoria "Ópera" inclui outros géneros dramáticos, tais como a opereta e a zarzuela, e a categoria "Canção" engloba a modinha e o lundum. No que diz respeito à classificação "Valsas", decidiu-se criar uma categoria específica referente a "Valsas de Strauss", devido ao grande número de valsas deste compositor. Na categoria designada por "Outros", foram englobados vários géneros musicais que pelo reduzido número de vezes que aparecem não justificam uma categoria própria.

Neste mesmo inventário, podemos também encontrar uma coluna onde se indica o local onde determinada peça de música é executada.

Nesta coluna, são, ainda, classificadas com o nome “Referência” frases relativas a compositores, intérpretes, obras musicais e salas de espectáculos, que se encontram espalhadas um pouco por todos os romances.

Distinguimos, assim, 5 classificações na referida coluna, das quais 4 se referem à localização:

- Música cantada ou tocada em casa

- Música executada em espectáculos

- Música incidental

- Música executada noutros locais (rua, igrejas, etc.)

3. Análise das várias localizações:

3.1) Música tocada ou cantada em casa

Numa época em que ainda não existiam o rádio nem a televisão, é natural que ao serão se executassem peças musicais, tais como, canções, árias de ópera, fados e modinhas, para entertenimento da família e dos amigos.

Tanto para a alta burguesia lisboeta como para a pequena burguesia provinciana tocar e cantar, sobretudo ao serão, era um fenómeno natural. No fundo, os serões em casa dos Maias, de Luísa, de O Primo Bazílio, ou de Amélia, de O Crime do Padre Amaro, não são muito diferentes, apesar destas personagens pertencerem a meios sócio-económicos distintos. Quanto muito, poder-se-ão notar diferenças no que diz respeito à escolha do reportório.

Verificamos que era vulgar na época as jovens aprenderem a tocar piano. Até a provinciana Amélia, de O Crime do Padre Amaro, recebeu lições de música, apesar de não pertencer a uma família de grandes recursos económicos, e é, perfeitamente, capaz de executar ao piano peças variadas. Verificamos também que era usual os homens, mesmo aqueles que não exerciam qualquer profissão relacionada com a música, cantarem canções ou árias de ópera, como por exemplo, Bazílio ou o diplomata Steinbroken de Os Maias.

Gostaríamos de referir o caso específico do fado que nos aparece na obra de Eça de Queiroz conotado, essencialmente, com as classes sociais mais baixas e com um certo tipo de vida boémia.

Assim, por exemplo, em casa de Amélia, de O Crime do Padre Amaro, para além das canções executadas por esta ao piano, ouvem-se também fados acompanhados à guitarra e cantados por Couceiro, um modesto amanuense de Leiria. Evidentemente, isto não acontece em casa do avô de Carlos de Os Maias. Leopoldina, a amiga de Luísa, de O Primo Bazílio, que nos é apresentada como uma mulher boémia e imoral, demonstra uma predilecção por fados e também a prostituta espanhola Concha, amante de Artur, em A Capital, se entretem a tocar fados na guitarra, como passatempo.

O piano e a ária de ópera aparecem, assim, associados às classes sociais mais elevadas, enquanto que a guitarra e o fado são pertença das classes sociais mais baixas, roçando mesmo uma certa marginalidade.

3.2) Música executada em espectáculos públicos

O espectáculo predilecto dos personagens de Eça de Queiroz é, sem dúvida, a ópera. Vai-se à ópera a propósito de tudo e não apenas para apreciar a música em si. Em Lisboa, o Teatro de São Carlos aparece-nos como o local aonde se vai quando se sai à noite. Assim, Artur, de A Capital, quando se sente só e enfastiado depois do jantar, passa regularmente por S. Carlos, como hoje em dia se vai ao café, sem sequer saber qual a ópera que está em cartaz. Quando é necessário afastar de casa Jorge, de O Primo Bazílio, por uma noite, é sugerida, naturalmente, uma ida à ópera e quando o mesmo Artur, de A Capital, pretende descobrir uma dama cujo nome e morada não conhece é também em S.Carlos que tenta encontrá-la.

A alta burguesia e a aristocracia possuiam camarote permanente em S. Carlos. Disso é exemplo Carlos da Maia em Os Maias. A ópera era um local de encontro obrigatório, onde as pessoas conversavam sobre os mais variados assuntos, comentavam os vestidos e a beleza das mulheres e marcavam encontros, prestando, na maior parte dos casos, muito pouca atenção à acção que se desenrolava no palco. Assim, o público ao contrário do que se verifica nos nossos dias, embora não actuasse na representação, participava activamente no fenómeno operático, não se limitando, simplesmente, a aplaudir os intervenientes no fim do espectáculo.

Era vulgar futuros esposos ou amantes verem-se pela primeira vez enquanto assistiam a um espectáculo de ópera, tal como os pais de Carlos, em Os Maias, e Vitor e Genoveva, em A Tragédia da Rua das Flores, cujo primeiro encontro Eça de Queiroz situa durante a representação do Barba-Azul, no Teatro da Trindade, representação esta que o autor descreve em pormenor.

Para além do exemplo acima mencionado, existem ainda mais duas descrições pormenorizadas de espectáculos de ópera, nomeadamente da representação do Fausto, em O Primo Bazílio, e de L'Africaine, em A Capital.

Estas três descrições contêm uma importante componente satírica. Desde a encenação, aos músicos e cantores, tudo é, ferozmente, criticado. Em comparação com Paris, Lisboa aparece-nos como uma modesta capital de província, onde a qualidade dos espectáculos de ópera era medíocre.

3.3) Música incidental

Eça de Queiroz também faz, por vezes, referência a peças de música que não têm uma relação funcional com a acção, nem se ligam directamente aos personagens, mas que poderão ser, simplesmente, provenientes da rua, ou de um quarto próximo, por exemplo.

O autor utiliza estas referências como elementos enriquecedores do texto, de modo a criar um ambiente sonoro em que os personagens se inserem, um pouco ao jeito das técnicas utilizadas actualmente nas obras cinematográficas.

3.4) Música executada noutros locais

Para além da música executada nos locais mencionados nos pontos anteriores, podemos, ainda, encontrar uma série de referências a música tocada em igrejas e templos bíblicos, de que são exemplo O Crime do Padre Amaro e A Relíquia, assim como, referências a música tocada ou cantada na rua (pessoas anónimas, realejos, bandas), nomeadamente em O Primo Bazílio e em Os Maias.

4. Quadro geral das referências musicais

Romance Pág. Incipit / Referência musical Género Acção/Local/Personagem Situações Tipo
Cid. Serr 20 Assobiando um fado meigo Fado Assobiado em casa por José Fernandes Em casa
Cid. Serr 47 (…) para o acompanhar depois ao «Lohengrin» Ópera Ida à ópera J.Fernades e Jacinto Espectáculo
Cid. Serr 48 E na Ópera, nem saboriei «Lohengrin» (…) cortado nos sovacos pela casaca [de Jacinto] Ópera Ida à ópera J.Fernades e Jacinto Espectáculo
Cid. Serr 57 (…) recolhiamos ambos da Ópera Ópera Acerca de J.Fernandes e Jacinto Espectáculo
Cid. Serr 57 Encomendou apenas uma orquestra de Tziganes Outros Encomenda de Jacinto para a festa Referência
Cid. Serr 66 (…) imitava cantores de Café Concerto Canção Cantado por António Todelle Em casa
Cid. Serr 67 Canto eu a «Pauvre fille» Canção Cantado por António Todelle Em casa
Cid. Serr 71 Ele ficara com pena de não ouvir a Gilberte, numa cançoneta nova, as «Casquettes» Canção Rádio (Teatrofone) ouvido por Jacinto Em casa
Cid. Serr 73 "Oh les casquettes, Oh les casquettes!…" Canção Rádio Em casa
Cid. Serr 79 (…) ao som de uma valsa de Strauss, que os Tziganes arremessavam em arcadas Valsas Strauss Festa em honra do Barão Em casa
Cid. Serr 83 (…) assobiando o «Petit-Bleu» (…) Canção Descrição de operários nos Campos Elísios Outros locais
Cid. Serr 110 (…) Reinava Wagner (…) Ópera Recordações de Jacinto Referência
Cid. Serr 114 (…) os Tziganes (…) tocaram o «Hino da Carta» Hino Pavilhão de Armenonville, J.Fern. e Jacinto Espectáculos
Cid. Serr 137 (…) uma espineta de charão, coxa, já sem teclas M salão Mobiliario de Tormes Referência
Relíquia 13 (…) passear (…) a sua cadelinha felpuda que se chamava "Traviata" Ópera Animal de estimação de D.Rosa Referência
Relíquia 35 (…) ouvir a S.Carlos o «Poliuto» Ópera Ida à ópera; estrear a casaca da titi Espectáculos
Relíquia 38 (…) ia ouvir a «Norma» Ópera Ida à ópera Espectáculos
Relíquia 39 (…) ia a S.Carlos ver o «Profeta» Ópera Ida à ópera do dr. Margeride Espectáculos
Relíquia 72 Por baixo da varanda uma rabeca e uma harpa tocavam a "Mandolinata" Canção Música de rua em Alexandria Outros locais
Relíquia 78 (…) suspirei o fado mais sentido da saudade portuguesa: Co'a minh'alma aqui te ficas Fado Cantado em Alexandria Em Casa
Relíquia 97 Por vezes o clamor sacro de um órgão ressoava M Religiosa Jerusalém M Incidental
Relíquia 111 (…) ao som tamborinos Outros História contada a D.Raposo M Incidental
Relíquia 133 (…) coro (…) trompas recurvas (…) repique de castanholas Outros Caravana em Jerusalém M Incidental
Relíquia 134 (…) harpas e tamborinos (…) Outros Caravana em Jerusalém M Incidental
Relíquia 136 (…) ia marchando fatigado um harpista egípcio Outros Caravana no templo Outros locais
Relíquia 166 Tocadores fenícios a um canto afinavam as harpas Outros Caravana no templo Outros locais
Relíquia 182 (…) uns com uma trompa recurva, outros pousando os dedos sobre as cordas mudas de liras Outros Nas escadarias do templo M Incidental
Relíquia 200 Estas lâminas de cristal (…) resvalam (…) uma música doce e lenta Outros Música dos profetas Referência
Relíquia 205 (…) sons lentos da lira (…) gemidos da flauta (…) cordas do konnor Outros Música de rua em Jerusalém M Incidental
P.Amaro 36 (…) cantarolando o Santissimo M Religiosa Cantado por Amaro Em Casa
P.Amaro 38 Mulatinha da Baía (…) Canção/Modinha Cantado por Padre Brasileiro Em Casa
P.Amaro 41 (…) diante das devotas ricas (…) cantar com voz sonora M Religiosa Crítica a padres ambiciosos Referência
P.Amaro 54 Era lá possível uma festa religiosa sem uma boa voz de contralto M Religiosa Rapaz rechonchudo Referência
P.Amaro 54 (…) lembra-se daquele tenor (…) O Vidalti (…) - Eu preferia-o no «Baile de Máscaras» M Religiosa/ Ópera Amaro e Condessa Referência
P.Amaro 55 Não se parece com aquele pianísta do ano passado(…)O Jalette M salão Teresa Referência
P.Amaro (…)tocou a frase do «Rigoleto», parecida com o «Minuete de Mozart» M salão Tocado em casa por Teresa Em Casa
P.Amaro 56 (…) cantou a antiga ária inglesa de Haydn(…) "The village seems …" M salão Tocado e cantado por Teresa Em Casa
P.Amaro 69 O sr.Artur costumava cantar depois do chá(…) correu os dedos sobre o teclado amarelo(…) Tio Cosme, meu brejeiro M salão/Canção Tocado e cantado por Artur Em Casa
P.Amaro 70 Adeus meu anjo! eu vou partir sem tí! Canção Tocado e cantado por Artur; canção Adeus dos tempos românticos de 51 Em Casa
P.Amaro 73 (…) harpejava a guitarra, cantarolando o Descrito Canção Tocado por Artur Em Casa
P.Amaro 75 (…) sentia a mãe embalar-lhe o berço, cantar-lhe baixo:" Dorme, dorme meu menino …" Outros Numa casa vizinha M Incidental
P.Amaro 77 (…) repenicando a guitarra, canatava o Lundum da Figueirai Canção/Lundum Tocado pelo Capitão Couceiro Em Casa
P.Amaro 77 Mas o seu melhor tempo foi quando começou a tomar lições de música(…)antigo organista da Sé de Évora Outros Amélia Referência
P.Amaro 80 (…) o mestre [não lhe] ensinasse o «Trovador» (…) só conhecia música clássica, árias ingénuas e doces de Lully M salão Tio Cegonha (mestre de Amélia) Referência
P.Amaro 81 [A peça] Abria em Ré m(…)na sombra do orgão da Sé de Évora M religiosa História do Tio Cegonha Referência
P.Amaro 84 E cá o rapaz acompanha(…)tomando logo a guitarra Canção Poesia com acompanhamento de guitarra Em Casa
P.Amaro 89 Tomava a Sé como a sua Ópera M religiosa Acerca de Amaro Referência
P.Amaro 91 (…) veio a Leiria uma companhia ambulante de zarzuela Ópera/zarzuela Espectáculos
P.Amaro 98 Amélia cantarolava baixo o «Adeus» ou o «Decrescente» Canção Cantado por Amélia Em Casa
P.Amaro 101 Ai! adeus! acabaram-se os dias, Que ditoso vivi a teu lado Canção Cantado por Amélia Em Casa
P.Amaro 136 Ai! adeus! acabaram-se os dias, Que ditoso vivi a teu lado Canção Cantado por Amélia Em Casa
P.Amaro 137 cantarolando o Bendito (…) o Rei-Chegou Canção Cantado por João Ruço Em Casa
P.Amaro 138 (…) indo tocar com estrondo a valsa do Beijo Valsa Tocado por Amélia Em Casa
P.Amaro 148 O sr. Artur Couceiro improvisou-lhe um fadinho à viola Fado Tocado e cantado por Artur Couceiro Em Casa
P.Amaro 150 Quando sali de la Habana Canção Tocado por Amélia Em Casa
P.Amaro 151 (…) cantava o fado novo que composera, chamado o Fado da Confissão Fado Tocado e cantado por Artur Couceiro Em Casa
P.Amaro 162 (…) repenicava o fado corrido(…)Que foi o fado tirano Fado Tocado e cantado por J.Eduardo Em Casa
P.Amaro 167 (…) eu sentia os anjos entoarem Hossana M Religiosa Carta de Amaro a Amélia Referência
P.Amaro 195 (…) tocava como outrora a valsa dos Dois Mundos M salão Tocado por Amélia Em Casa
P.Amaro 196 Ai! adeus! acabaram-se os dias, Que ditoso vivi a teu lado Canção Cantado por Amélia Em Casa
P.Amaro 201 (…) saíam os sons do piano, nos acompanhamentos da Chiquita Canção Da janela de cima M Incidental
P.Amaro 271 (…) trauteando o «Hino do Trabalho» Hino Gustavo Em Casa
P.Amaro 287 (…) aproximou-se do piano para correr uma escala Outros Tocado por Amélia Em Casa
P.Amaro 299 E o coro imediatamente atacou o Introito M Religiosa Cantado pelo Coro da Igreja; Missa Outros locais
P.Amaro 300 (…) o coro berrava o Ofertorio M Religiosa Cantado pelo Coro da Igreja; Missa Outros locais
P.Amaro 301 A igreja tremia ao clamor do órgão(…) os coristas solfejavam a toda a força (…) o mestre de capela(…)brandia desesperadamente a sua batuta feita de um rolo de cantochão M Religiosa Missa Outros locais
P.Amaro 316 (…) clérigos de ordens menores que tocavam sinos M Religiosa Na igreja Outros locais
P.Amaro 377 (…) cantando o Requiem M Religiosa Cantado por Amaro na procissão Outros locais
P.Amaro 405 (…) os rapazes da cidade vão ao rancho (…) com uma viola e uma flauta, improvisando soirées Canção Praia de Vieira Outros locais
P.Amaro 428 (…) uma voz trauteando(…)a «Valsa dos Dois Mundos» Valsa Cantado na escuridão por João Eduardo Outros locais
P.Amaro 485 (…) diante da janela uma harpa e uma rabeca, em desafinação, tocavam a «valsa dos Dois Mundos» Valsa Músicos de rua M Incidental
P.Amaro 488 (…) o sino dobrava (…) o canto do "Subvenite, sancti" M Religiosa Cantado pelo sacristão no funeral Outros locais
P.Amaro 500 (…) fadistas gingavam (…) cartazes [com] o anúncio de operetas obsoletas Fado/Ópera Largo do Loreto Outros locais
Os Maias 25 (…) ia ouvir a Corelli a S.Carlos Ópera Papá Monforte Espectáculos
Os Maias 26 (…) entrando em S.Carlos ao fim do primeiro acto do «Barbeiro» Ópera Alencar ao ver Pedro e Maria Espectáculos
Os Maias 33 De noite acordava com a «Marselhesa» Hino Em França. Maria Em Casa
Os Maias 95 (…) grande ruído de tambor e pratos, o «Hino Académico» Hino Em honra de Carlos Outros locais
Os Maias 103 (…) o teclado branco ria e esperava, tendo abertas por cima as Canções de Gounod Canções Tocadas por Carlos Em Casa
Os Maias 106 Barcarola - Dites, la jeune belle Canção Cantada por Ega; Canção de Gounod Em Casa
Os Maias 119 Cançonetas brejeiras - o Amant d'Amanda Canção Cantado por Steinbroken Em Casa
Os Maias 120 O piano ressoou, em dois acordes cheios Outros Tocado por Cruges Em Casa
Os Maias 121 (…) cantava às vezes aquela Primavera Canção Cantada por Madame Rughel Em Casa
Os Maias 124 (…) atacou com um pedal solene, o «Hino da Carta» Hino Tocado por Cruges Em Casa
Os Maias 129 (…) todo o tempo que não passava no camarote dos Cohens, vinha (…)[para a] frisa de Carlos Ópera Ega em S.Carlos Espectáculos
Os Maias 136 Vestiu-se, foi a S.Carlos (…) Dava-se a «Lucia.» Ópera Ida à ópera de Carlos Espectáculos
Os Maias 143 Que belo escudeiro huguenote fazia o Pandolli Ópera Comentário de Carlos Referência
Os Maias 144 É o Coro dos Punhais(…) Há filosofia nesta música Ópera Comentário do conde Referência
Os Maias 150 Je suis Mephisto, Je suis Mephisto Ópera Cantado por Ega Espectáculos
Os Maias 199 Não.[Vou vestido] De Nelusko na «Africana.» Ópera Comentário de Dâmaso Referência
Os Maias 208 O piano está simplesmente ali para dar ideias alegres M salão Comentário de Carlos Referência
Os Maias 216 (…) a cantarolar também baixo bocados trites da Balada Canção Cantado por Carlos Espectáculos
Os Maias 218 (…) a declarar que Chopin nunca fizera obra igual à Meditação de Outono do Cruges M salão Opinião dos frequentadores do Ramalhete Referência
Os Maias 221 O ideal seria ir à Alemanha(…)pátria sagrada dos seus deuses, de Beethoven, de Mozart, de Wagner (…) [Itália ?] - Tudo contradanças! M salão/Outros Comentário de Carlos Referência
Os Maias 236 (…) para compor, para entender um Mozart, um Chopin é necessário ter (…)escutado esta melodia da ramagem M salão/Outros Comentário de Alencar Referência
Os Maias 268 (…) apareço (…)de Nelusko, a cantar: "Alerta, marinari" Ópera Cantado por Dâmaso Em casa
Os Maias 296 Depois sentou-se ao piano(…) perquntou a Carlos se conhecia aquela melodia - The Pale Star Canção Cantado pela Condessa Em casa
Os Maias 313 (…) um realejo tocando a «Traviata» Ópera Música de rua Outros locais
Os Maias 402 Então o resto da noite passou-se no salão, em redor do piano M salão Ambiente de casa M Incidental
Os Maias 497 Em Londres tinha procurado dar lições de piano M salão Melanie; em Londres Referência
Os Maias 507 (…) nessa idade[cantava já ao piano] as valsas da «Belle Hélène» Ópera Infância de Heloisa Referência
Os Maias 523 (…) Maria tocava um nocturno de Chopin M salão Tocado por Maria Em casa
Os Maias 570 (…) cantarolando a «Traviata» Ópera Taveira em S.Carlos Espectáculos
Os Maias 583 (…) a canção de Ofélia, de que Maria já murmurava Ópera Cantado e tocado por Maria Em casa
Os Maias 584 Uma valsa de Strauss não tem ideias, é à noite, com mulheres na sala, é deliciosa… Valsas Strauss Comentário de Ega Referência
Os Maias 596 É de Beethoven(…)a «Sonata Patética». E a marquesa de Soutal (…) disse que era a «Sonata Pateta» M salão Tocado por Cruges Espectáculos
Os Maias 650 Para que fora ele dar Beethoven a uma gente educada pela chulice de Offenbach M salão / opereta Comentário de Cruges Referência
Os Maias 651 Uma música também muito distinguée, antigamente eram os Sinos do Mosteiro M salão Comentário de D.Diogo acerca do «Vira-Vira» Referência
Os Maias 695 (…) soube pelos jornais o triunfo, a linda ópera cómica, a «Flor de Sevilha» Ópera Comentário de Carlos Referência
Pri.Bazílio 17 (…) cantando com a sua boa voz de barítono: "Dio del oro…" Ópera Cantado por Jorge Em Casa
Pri.Bazílio 19 (…) pôs-se a cantar baixinho(…)a ária final da «Traviata» Ópera Cantado por Luísa Em Casa
Pri.Bazílio 21 (…) sentando-se ao piano (…) cantava Soares de Passos: Ai! adeus, acabaram-se os dias(…) ou o final da «Traviata», ou o Fado do Vimioso Canção Cantado por Luísa Em Casa
Pri.Bazílio 32 (…) ouvia-se, no teclado melancólico de um piano, a "Oração a Uma Virgem" Canção Descrição do ambiente na rua M Incidental
Pri.Bazílio 33 (…) e a "Casta Diva", com uma sonoridade metálica (…) espalhou-se pela rua Ópera Realejo; Música de rua Outros locais
Pri.Bazílio 51 (…) e a voz de Luiza ergueu-se(…) cantando a "Mandolinata" Ópera Cantado por Luísa Em Casa
Pri.Bazílio 52 (…) Luiza começava uma valsa de Strauss- o «Danúbio Azul» Valsas Strauss Tocado por Luísa Em Casa
Pri.Bazílio 53 - É alguma canção de Tirol(…) - Uma valsa de Strauss Valsas Strauss Comentário do Conselheiro Acácio Referência
Pri.Bazílio 54 Pôs-se a tocar um nocturno de Chopin M salão Tocado por Jorge Em Casa
Pri.Bazílio 55 Sebastião começou a tocar a malaguenha Canção Canção espanhola, descrição ambiente Em Casa
Pri.Bazílio 58 (…) sentava-se ao piano, e os fados tristes, as cavatinas apaixonadas gemiam institivamente no teclado Fados/ Ópera Tocado por Jorge Em Casa
Pri.Bazílio 71 (…) sentou-se ao piano, tocou ao acaso bocados da «Lucia», da Sonambula, o Fado Ópera Tocado por Luísa Em Casa
Pri.Bazílio 78 (…) cantarolava todo o dia em voz de falsete a «Carta Adorada» Canção Cantado por Tia Vitória Em Casa
Pri.Bazílio 89 (…) o som distante de um realejo que tocava a «Norma» ou a «Lucia» Ópera Ambiente da rua M Incidental
Pri.Bazílio 90 (…) o moço do padeiro (…) harpejava baixinho a guitarra Outros Ambiente da rua M Incidental
Pri.Bazílio 92 (…) as saliências metálicas da música faziam passar no ar pesado compassos vivos de valsa Valsa Multidão; ambiente de rua M Incidental
Pri.Bazílio 96 (…) a música, no coreto, bateu (…) os primeiros compassos impulsivos da marcha do «Fausto» Ópera Tocado pela Banda Outros locais
Pri.Bazílio 107 E o Conselheiro declarou que Lisboa só era imponente (…) quando estavam abertas as Câmaras e S.Carlos.(…) -Sou um velho assinante(…) há dezoito anos Ópera Comentário do Conselheiro Acácio Referência
Pri.Bazílio 107 Uma música muito conhecida, já antiga «A Filha do Pescador» de Meyerbeer Ópera Resposta de Luísa ao Conselheiro Referência
Pri.Bazílio 108 Igual ao mar sombrio … Canção Cantado por Bazílio Em casa
Pri.Bazílio 109 Sou negrinha, mas meu peito Canção/Modinha Cantado por Bazílio Em casa
Pri.Bazílio 114 (…) trazia-lhe a partitura de «Romeu e Julieta», de Gounod Ópera Sebastião Referências
Pri.Bazílio 119 - Há de ser um Rossini! Outros Acerca de Sebastião Referências
Pri.Bazílio 127 (…) ouvia-se num piano, a compasso de estudo, "A Oração de uma Virgem" Canção Ambiente da rua M Incidental
Pri.Bazílio 131 Bazílio cantou a «Medjé», a melodia de Gounod Ópera Cantado por Bazílio Em casa
Pri.Bazílio 155 (…) pôs-se a estudar a «Medjé» de Gounod Ópera Luísa Em casa
Pri.Bazílio 162 Sentou-se ao piano (…) tocou motivos do «Barba-Azul» Ópera Tocado por Sebastião Em casa
Pri.Bazílio 162 Canção da Grã-Duquesa - Ouvi dizer que meu avô de vinho Canção Tocado e cantado por Sebastião Em casa
Pri.Bazílio 169 (…) o realejo do bairro (…) veio tocar o final da «Traviata» Ópera Ambiente da rua Outros locais
169 (…) cantou num tom de fado: O amor é uma doença Fado Cantado por Leopoldina Em casa
Pri.Bazílio 172 Sentou-se ao piano (…) pôs-se a cantar baixo(…)o fado da Leopoldina Fado Cantado por Luísa Em casa
Pri.Bazílio 174 (…) começou a cantarolar a ária do terceiro acto do «Fausto»: "Al pallido chiarore, Dei astri d'oro…" Ópera Cantado por Bazílio Em casa
Pri.Bazílio 179 Ouvira-a cantar a «Carta Adorada» Canção Joana ouvia a Srª Juliana Em casa
Pri.Bazílio 183 (…) cantarolando a «Carta Adorada» Canção Srª Juliana Em casa
Pri.Bazílio 192 Amici, la notte è bella Ópera Cantado por Luísa Em casa
Pri.Bazílio 202 (…) moustrou-lhe a nova música que estudava, a «Medjé» Ópera Tocado por Luísa a Sebastião Em casa
Pri.Bazílio 203 Parecia-lhe(…) a Ária da Calúnia no «Barbeiro de Sevilha» Ópera Descrição das atitudes dos vizinhos M Incidental
Pri.Bazílio 213 Conheçou-a a música das soirées(…)A «Valsa do Beijo» e o «Trovador» Ópera Conhecimentos musicais de Bazílio Referências
Pri.Bazílio 222 Queres que te ame como no teatro, em S.Carlos Ópera Bazílio para Luísa Referências
Pri.Bazílio 223 Uma ligação como a nossa não é um dueto do «Fausto» Ópera Bazílio para Luísa Referências
Pri.Bazílio 281 E Bazílio, saltitando (…) repenicava uma viola e cantava: "Escrevi uma carta a Cupido … Canção Cantado e tocado por Bazílio Em casa
Pri.Bazílio 295 (…) uma voz de barítono, digna de S.Carlos Ópera Conselheiro Acácio acerca de Julião Referências
Pri.Bazílio 301 (…) tocou com uma lentidão melancólica o fado de Leopoldina (…) cantava em falsete: Vejo-os nas nuvens da tarde Fado/Canção Sonho de Luísa Em casa
Pri.Bazílio 325 (…) tocava a Serenata de «Don Juan» Ópera Tocado por Sebastião Em casa
Pri.Bazílio 345 [Luísa] Pediu a Sebastião que tocasse alguma coisa do «Requiem» de Mozart M Religiosa Tocado por Sebastião Em casa
Pri.Bazílio 345 [Luísa] pediu-lhe então os Dezasseis Compassos da «Africana» Ópera Tocado por Sebastião Em casa
Pri.Bazílio 346 Ó Sebastião, fazes-me o favor de tocar o fandango, o «Barba-Azul», o Pirolito (…) Se querem melancolia (…) cantou, com um tom fúnebre: "Dies irae, dies illa, Solvet saeclum in favilla" Ópera/Música religiosa Comentário de Jorge; cantado por Jorge Em casa
Pri.Bazílio 347 (…) foi tocar no teclado com um dedo a Pérola de Ofir Ópera Tocado pela Dª.Felicidade Em casa
Pri.Bazílio 377 - Podiam ir a S.Carlos (…) ver o «Fausto» Ópera Comentário de Luísa Referências
Pri.Bazílio 379 (…) cantava a «Carta Adorada» Canção Cantado por Juliana Em casa
Pri.Bazílio 380 Quis saber ao que ia. «O Fausto»? Ainda bem! Ópera Ida à ópera de Jorge e Luísa Espectáculos
Pri.Bazílio 383 Passava das oito horas quando o trem parou em S.Carlos … Ópera Descrição pormenorizada do «Fausto» Espectáculos
Pri.Bazílio 387 (…) aquilo era o melhor da ópera! Era ali que se via a força das cantoras Ópera Opinião do Conselheiro Acácio acerca das joias das executantes Referências
Pri.Bazílio 388 Al pallido chiarore, Dei astri d'oro Ópera Ária do «Fausto»; Descrição pormenorizada do ambiente Espectáculos
Pri.Bazílio 399 Julião (…) cantou os primeiros compassos da marcha do «Fausto» Ópera Cantado por Julião Em casa
Pri.Bazílio 409 (…) experimentou o piano (…) rasgou(…) a música da «Médjé» Ópera Luísa Em casa
Pri.Bazílio 426 Luiza cantarolando como outrora a "Mandolinata" Canção Cantado por Luísa Em casa
Tragé.R.Flo 9 (…) representava-se o «Barba-Azul».Tinha começado o segundo acto Ópera Descrição pormenorizada da ópera no Teatro da Trindade Espectáculos
Tragé.R.Flo 11 (…) ilustre pianista Fonseca (…) publicara uma valsa, o «Trono» Valsa Ambiente dos camarotes do T. da Trindade Referências
Tragé.R.Flo 13 O segundo acto terminava. O regente, aos pulinhos, brandia a batuta Ópera Descrição do «Barba-Azul» no T.da Trindade Espectáculos
Tragé.R.Flo 17 A orquestra acompanha(va) a ária. Novos amores, Colhei flores… Ópera Teatro da Trindade Espectáculos
Tragé.R.Flo 19 Mortas desta cova, Surgi para a vida … Canção Ambiente do palco no T.da Trindade Espectáculos
Tragé.R.Flo 30 À janela a menina trigueira Canção Recordações de Tio Timóteo Referências
Tragé.R.Flo 31 Señorita, usted que tiene Canção Tocado e cantado por Tio Timóteo Em casa
Tragé.R.Flo 55 (…) foi sentar-se metodicamente ao mocho do piano M salão Miss Sarah Em casa
Tragé.R.Flo 56 Last rose of the summer! Canção Tocado e cantado por Miss Sarah Em casa
Tragé.R.Flo 57 (…) Miss Sarah [entendia] muito pouco de música M salão Opinião de Genoveva Referências
Tragé.R.Flo 58 Last rose of the summer! (…) Dead Leaves Canção Melodias irlandesas cantadas e tocadas por Miss Sarah Em casa
Tragé.R.Flo 59 Chaque femme a sa cognade, La marotte est un dada Canção Cantado e tocado por Genoveva Em casa
Tragé.R.Flo 89 Mas sentiu-se um prelúdio de piano M salão Tocado por Fonseca Em casa
Tragé.R.Flo 93 Disse logo que era o barítono de S.Carlos, o Sarrotini Ópera Comparação feita por Fonseca acerca de Vitor Referências
Tragé.R.Flo 95 «A Marselhesa» (…) é uma cantiga que detesto Hino Comentário de Mme. de Molineux Referências
Tragé.R.Flo 97 Pâle et Blonde, Dort sous l'onde profonde … Canção Cantado por Mme.de Molineux Em casa
Tragé.R.Flo 98 Victor, nunca ouvira nada mais delicioso; aquela música vaga Canção Acerca do canção da Mme.de Molineux Referências
Tragé.R.Flo 100 O Sarrotini chamava-lhe "maestro" Outros Acerca de Fonseca Referências
Tragé.R.Flo 100 Entraram na Roma Santa, Montaram ao Capitólio Canção Cantado por Sarrotini Em casa
Tragé.R.Flo 103 (ouvia-se) uma valsa que tocava o ilustre Fonseca Valsa Tocado por Fonseca Em casa
Tragé.R.Flo 106 - Maestro! A valsa de Mme.Angot Valsa Tocado por Fonseca Em casa
Tragé.R.Flo 122 (…) preciso de um lundum, um fado (…) Fado/lundum Tocado por Victor (guitarra) Em casa
Tragé.R.Flo 159 (…) sobre o piano, estaria aberta uma partitura de Offenbach Ópera Opinião de Camilo sobre Mme.de Molineux Referências
Tragé.R.Flo 161 Et v'là, v'là, mon petit agneau Canção Cantado por Genoveva; tocado por Miss Sarah Em casa
Tragé.R.Flo 184 Chaque femme a sa toquade, Sa marotte est un dàdà Canção Cantado por Genoveva Em casa
Tragé.R.Flo 203 Vinham-lhe ao cérebro (…) pedaços de árias (…) e pôs a canta-lo [Fado] Fado Cantado por Victor Em casa
Tragé.R.Flo 205 Dâmaso (…) assobiava baixo a marcha do «Fausto» Ópera Assobiado por Dâmaso Em casa
Tragé.R.Flo 206 (…) é a cena do «Barbeiro de Sevilha»: Buona sera, buona sera! Ópera Comentário de Dâmaso Referências
Tragé.R.Flo 207 Passou o Conde Almirante (…) Dorme, dorme, meu menino ... Canção Cantado por Genoveva Em casa
Tragé.R.Flo 208 Dâmaso (…) ia assobiando o quarteto do «Rigoleto» Ópera Assobiado por Dâmaso Em casa
Tragé.R.Flo 212 Quem me quer a mim servir Canção Cantado por Victor Em casa
Tragé.R.Flo 216 (…) se soubesse música, teria decerto juntado uma Melodia Canção Na carta de amor de Victor à Mme.de Molineux Referências
Tragé.R.Flo 217 (…) pedia-lhe melodias de Chopin; canções de Schubert (…) Gounod que lhe dava os requintes elegantes da paixão moderna M salão Pedidos de Victor a Serafim Galvão Referências
Tragé.R.Flo 220 La dona e mobile Ópera Cantado por Sarrotini Em casa
Tragé.R.Flo 230 Chaque femme a sa toquade, Sa marotte est un dàdà Canção Cantado por Genoveva Em casa
Tragé.R.Flo 234 (…) rezava-se um ofício cantado e as vozes agudas, o som do órgão, deram-lhe uma pertubação mística M Religiosa Victor na Igreja dos Mártires Outros locais
Tragé.R.Flo 255 (…) rompeu pela rua acima, acima, cantando a «Marselhesa» Hino Cantado por Victor Outros locais
Tragé.R.Flo 269 O Conde tinha-se sentado ao piano, preludiava M salão Tocado pelo Conde Em casa
Tragé.R.Flo 270 (…) o Sr. Elisiano Macedo (…) trouxe o seu violoncelo M salão Recebido por Genoveva Em casa
Tragé.R.Flo 271 (…) tocava uma composição sobre a «Ave Maria» de Gounod M salão Tocado por Elisiano (violoncelo) Em casa
Tragé.R.Flo 274 E o Conde , sentando-se gravemente ao piano, bateu os compassos do «Danúbio Azul» Valsas Strauss Tocado pelo Conde Em casa
Tragé.R.Flo 302 (…) um pequeno jornal intitulado a «Corneta do Diabo» Outros Título de períodico Referências
Tragé.R.Flo 311 Le roussignol chantait, Si tenderement Canção Cantado por Genoveva Em casa
Tragé.R.Flo 317 Chaque femme a son dàdà, Sa marotte a ses toquades Canção Cantado por Victor Em casa
Tragé.R.Flo 322 (…) representava-se, em S.Carlos, o «Roberto do Diabo» Ópera Ida à ópera de Dâmaso Outros locais
Tragé.R.Flo 334 (…) ouvindo(…) numa melodia de Gounod ou de Schubert, a sua voz cálida M salão Cantado e tocado por Genoveva Em casa
Tragé.R.Flo 340 (…) melodia de Schubert(…) Salvé, salvé, última manhã da minha vida Canção Cantado e tocado por Genoveva Em casa
A Capital 10 (…) ia em primeira classe ouvir Meyerbeer Ópera Taveira no comboio Outros locais
A Capital 20 (…) Mozart e o absoluto M salão Comparações de intelectuais em Coimbra Referências
A Capital 24 (…) pensara então em estudar música e nenhum génio humano lhe parecia superior a Mozart ou Beethoven, que nunca ouviu M salão Taveira Referências
A Capital 58 (…) cantando a «Marselhesa» Hino Acerca da organização da Europa desejada por Victor Em casa
A Capital 59 (…)tinha vivido em Lisboa,(…)com cavalos, com cadeira em S.Carlos Ópera Acerca de Rabecaz Referências
A Capital 87 (…) entou a «Marselhesa» Hino Cantado por Artur; acompanhado por Rabecaz Em casa
A Capital 95 (…) o mestre da filarmónica(…)ensaiava-se no clarinete Bandas Ambiente do botequim M Incidental
A Capital 106 Que tal S.Carlos este ano? [Artur] - Este ano, muito bom Ópera Opinião de Artur Referência
A Capital 116 (…) uma mulher cantava num tom de malagueña - "A la puerta de mi casa" Canção Ambiente do corredor do hotel M Incidental
A Capital 117 (…) uma voz cantava aos berros: "Aceita o sabre, o sabre do meu pai" Ópera Cantado por uma voz num quarto próximo M Incidental
A Capital 140 Quem é o Sarrotini ? -É o segundo baixo de S.Carlos Ópera Pergunta de Artur; resposta de Melchior Referência
A Capital 141 Artur reconheceu ser o dueto de «Romeu e Julieta»: Ce n'est pas l'alouettes Ópera Tocado e cantado por um moço pálido Em casa
A Capital 143 Artur ficou deslumbrado com S.Carlos (…) cantava-se a «Africana» Ópera Descrição pormenorizada de S.Carlos Espectáculos
A Capital 146 "Alerta marinari" [Nelusko] Ópera Descrição da «Africana» Espectáculos
A Capital 155 (…) inspirados pela música «d'Africana» Ópera Opinião negativa de Meirinho acerca dos temas dos descobrimentos Referência
A Capital 156 (…) assinatura em S.Carlos Ópera Acerca de Vitorino Referência
A Capital 157 (…) À noite ia a S.Carlos Ópera Ida à ópera de Vitorino Espectáculos
A Capital 161 (…) cantando melacolicamente "Si tu n'avais …" Canção Cantado por Meirinho Em casa
A Capital 215 (…) tocava ao piano o «Danúbio Azul» Valsas Strauss Tocado por um sujeito magrinho Em casa
A Capital 232 Do quarto próximo vieram sons de piano e 2 vozes(…) começaram a cantar o dueto do 3ºacto do «Fausto» Ópera Cantado num quarto próximo M Incidental
A Capital 234 (…) a soprano cantava a ária do «Rigoletto»: "Caro nome..." Ópera Cantado no quarto ao lado de Artur M Incidental
A Capital 261 À noite ia a S.Carlos Ópera Ida à ópera de Artur Espectáculos
A Capital 278 (…) entoando o fado: "Eu foi um dia ao Dafundo" Fado Cantado por Melchior Em casa
A Capital 285 (…) as agudezas de rabeca com acompanhamentos de harpa tocando o cançã da «Bela Helena» Ópera Tocado na cervejaria próxima M Incidental
A Capital 304 E foi harpejar a guitarra com furor Fado Tocado por Melchior Em casa
A Capital 312 (…) o espanhol cantou(…) a ária de Robinson: "Pero el xerez…" Canção Cantado por D.Manuel Rojas y Cuevas Em casa
A Capital 354 Ao chegarem ao salão de baile (…) começava a canção electrizante de «Orphée aux Enfers» Ópera Ambiente do salão de baile; descrição Outros locais
I.Casa Rami 42 Era essa a hora divina do violão e do "fadinho" Fado Cantado por Videirinha Em casa
I.Casa Rami 45 Ai! que dos teus negros olhos, Me vem hoje a perdição Fado Cantado por Videirinha Em casa
I.Casa Rami 55 Baldadas são tuas queixas ... Fado Cantado por Videirinha Em casa
I.Casa Rami 58 Era essa a sua famosa cantiga, o «Fado dos Ramires» Fado Acerca do fado de Videirinha Referência
I.Casa Rami 59 Quem te virá sem que estremeça na torre Fado Cantado por Videirinha Em casa
I.Casa Rami 61 (...) mais chorosamente, atacou a do «Descabeçado»: Lá passa a negra figura Fado Cantado por Videirinha Em casa
I.Casa Rami 66 (...) tambores mouriscos, abafados no arvoredo, rataplã! rataplã! Outros Na torre M Incidental
I.Casa Rami 98 (...) «Fado dos Ramires». A música é com efeito um fado de Coimbra, um fado conhecido Fado Acerca do fado de Videirinha Referência
I.Casa Rami 140 (...) trateando o «Fado dos Ramires» Fado Cantado por Gracinha Em casa
I.Casa Rami 143 O probre «Fado dos Ramires» debandou pelo teclado Fado Acerca do Sr.André Cavaleiro Em casa
I.Casa Rami 145 Ora na grande batalha, Quatro Ramires valentes Fado Cantado por Barrolo Em casa
I.Casa Rami 185 Até eu toquei a duas mãos, com a D.Ana, o quarteto do Rigoleto Ópera Acerca de Mendonça e Ana Referência
I.Casa Rami 214 (...) «Fado dos Ramires» (...) Ora, quem te vê solitária, Torre de Santa Ireneia Fado Cantado por Gonçalo Em casa
I.Casa Rami 218 Velha casa de Ramires, Honra e flor de Portugal Fado Cantado por Gouveia Em casa
I.Casa Rami 339 (...) Videirinha atacou ardentemente o «Fado dos Ramires»: Quem te verá sem que estremeça ... Fado Cantado e tocado por Videirinha Em casa
I.Casa Rami 346 Velha casa de Ramires, Honra e flor de Portugal Fado Cantado por Gouveia Em casa
I.Casa Rami 386 O violão gemeu, com amor. E o cantar do Videirinha, elevado da alma: Os Ramires doutras eras ... Fado Cantado e tocado por Videirinha Em casa

5. Gráfico estatístico dos géneros musicais

6. Gráfico estatístico da tipologia das referências

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: