[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Fazer dieta não reduz número de células de gordura, diz estudo

da BBC

Uma pesquisa realizada por especialistas suecos aponta que fazer dieta não diminui o número de células de gordura do corpo humano.

Os especialistas, da Universidade Karolinska, dizem que a quantidade de células de gordura --adipócitos-- é definida durante a adolescência e permanece invariável pelo resto da vida, mesmo que a pessoa venha a desenvolver obesidade no futuro.

Os pesquisadores fizeram uma experiência com centenas de crianças, adolescentes e adultos e descobriram que as células de gordura se multiplicavam durante a infância, mas que uma vez atingida a idade adulta, o número continuava o mesmo.

Durante os testes, eles retiraram amostras de gordura de alguns pacientes que se preparavam para se submeter à cirurgia de redução do estômago, um dos últimos recursos utilizados pela medicina moderna na luta contra a obesidade.

Depois que os pacientes emagreceram, os cientistas retiraram uma nova amostra de gordura para averigüar se a quantidade de adipócitos havia reduzido.

Eles perceberam, então, que as células de gordura não haviam diminuído em quantidade, mas no tamanho.
Na avaliação do coordenador da pesquisa, Kirsty Spalding, o estudo representa uma má notícia para quem vive fazendo dietas.

"Isso explica por que é tão difícil perder peso e manter os quilos a menos, porque as células de gordura não estão indo a lugar nenhum. Elas ficam ali, pedindo mais comida", explicou ele.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: