[Valid Atom 1.0]

domingo, 4 de maio de 2008

Ana Paula Arósio tem filhas jovens em novela global

Não faz muito tempo, Ana Paula Arósio era a garota mais disputada para a capa de revistas adolescentes. Amanhã, aos 32 anos, estréia como mãe de três filhas, de 23, 22 e 19.

A atriz será Laura, protagonista de "Ciranda de Pedra", nova novela das 18h da Globo. Se alguém ainda não fez as contas, ela precisaria ter tido a primeira filha aos nove anos, se fosse na vida real. Com dez teria a segunda e 13, a terceira.

Divulgação/TV Globo
Ana Paula Arósio, na festa de "Ciranda de Pedra"
Ana Paula Arósio diz que não tem problemas com vaidade ao interpretar mãe de três jovens

Na primeira versão da novela, exibida na emissora em 1981, isso não ocorria. O papel de Arósio coube a Eva Wilma, então com 48 anos. As atrizes que interpretavam suas filhas -uma delas, Lucélia Santos-, tinham 31, 26 e 24. Eva, então, "se tornou mãe" com 17.

Arósio é "muito jovem" e "sem idade" para o papel, na opinião de novelistas que marcaram a sua trajetória. Benedito Ruy Barbosa, 77, autor de "Terra Nostra" (1999/2000), em que a atriz interpretou a chorosa mocinha Giuliana, afirmou à Folha: "Eu a acho muito moça e muito bonita para fazer o papel de mãe tão já, mas, como a novela não é minha, não tenho nada a ver com isso. Nas minhas novelas, ela continua como mocinha".

Para Manoel Carlos, autor de "Páginas da Vida" (2006/07), na qual Arósio fez uma marcante cena de striptease para o marido (Edson Celulari) e na segunda fase se tornou mãe de um garotinho, também a considera "nova, sem idade para ser mãe de adolescentes".

"Mas é uma atriz soberba, que fará bem tudo. Será uma mãe linda, que se cuidou e mantém a aparência. Também é preciso ver que uma atriz não envelhece só na pele, mas na maneira de falar, andar, sentar-se, olhar. E ela saberá fazer tudo isso muitíssimo bem, porque é uma excelente atriz", afirmou.

Já Glória Perez, que assinou a minissérie "Hilda Furacão" (1998), em que Arósio chegou ao estrelato na pele da prostituta protagonista, prefere não se envolver na polêmica. "Nunca me ocorreu chamar a Ana Paula para ser mãe em alguma novela minha, mas não quero opinar, porque não vi a novela e não tenho como saber."

"Gotosa"

Arósio está levando a história com bom humor, ao menos em frente aos flashes e repórteres que participaram da entrevista coletiva do lançamento da novela, no último dia 14, no Rio. "Gente, eu não quero parecer velha, enrugada, pelo amor de Deus. Faço uma mãe conservada, "tô gotosa", bonitona."

Diretora de núcleo da novela, Denise Saraceni também põe panos quentes na controvérsia. "Ana Paula tem o talento necessário para cumprir seu papel na criação da personagem. A Laura tem 36, é apenas quatro anos mais velha do que a atriz. Não precisamos de nenhum truque ou recurso especial para envelhecê-la", disse.

Anna Sophia Folch, 22, que é Bruna, a filha mais velha da personagem de Arósio -embora não seja a mais velha do trio de jovens atrizes-, diz achar "a idade um detalhe". "A Ana é uma atriz de mão cheia. Pode ter 20 como 40 anos que o público terá a leitura exata do tempo", acredita.

"Jovem senhora"

Na história, as filhas de Laura têm 20, 19 e 18 anos. E, na década de 50, época em que a trama se passa, casar-se e ter filhos ainda na adolescência era mais comum. Mas sempre choca ver uma atriz que marcou como mocinha exercer o papel de uma "jovem senhora", termo utilizado em tom de brincadeira pela própria Arósio em entrevista. Essa é a avaliação de Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia da USP.

"Isso aconteceu também com Regina Duarte", lembra. Segundo ele, a primeira vez em que a namoradinha do Brasil fez papel de mãe foi em "Malu Mulher" (1979/80), quando tinha 32, como Arósio. Isso não quer dizer que elas não possam ter tido filhos em histórias anteriores, mas que foi naquele momento que deixaram para trás a clássica mocinha.

Ele afirma que é comum a disparidade de idades entre personagens que interpretam pais e filhos. Conta que, em "Escrava Isaura" (1976/77), Beatriz Lyra, que fazia a mãe do vilão Leôncio, era um ano mais nova do que o ator que o interpretava, Rubens de Falco.

Atualmente, talvez Júlia Lemmertz seja a atriz que mais simbolize a falta de compromisso com as idades na escalação de elencos. Ela, que está com 45 anos, já foi mãe de Wagner Moura, 32, na minissérie "JK", e de Selton Mello, 35, no filme "Meu Nome Não é Johnny". À época do lançamento da novela "Desejo Proibido", que terminou na última sexta, a atriz disse que não queria mais "queimar etapas" e só fazer "mãe de marmanjo".

"O público se convence se a atriz conseguir dar peso à interpretação", diz Alencar. Vamos ver como Arósio, a ex-garotinha da "Capricho", se sai na pele de alguém que pode virar até avó na trama.


Divulgação/TV Globo
Elenco da novela "Ciranda de Pedra", da Globo
Elenco da novela "Ciranda de Pedra", que estréia no dia 5 de maio na Globo, no horário das 18h, posa para foto, durante festa realizada no domingo (27), em SP; trama é a segunda adaptação do livro de Lygia Fagundes Telles

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: