[Valid Atom 1.0]

sábado, 6 de agosto de 2011

Velhinha de Taubaté ressuscita em sua terra natal em protesto que pede impeachment do prefeito


Bruno Monteiro
Especial para o UOL Notícias
Em Taubaté (SP)


Cerca de 200 manifestantes realizaram hoje mais um protesto contra a corrupção em Taubaté (134 km de São Paulo). Com a chancela do escritor Luís Fernando Veríssimo, criador da personagem, eles “ressuscitaram” a Velhinha de Taubaté.

A “Velhinha de Taubaté” teve seu falecimento anunciado em 25 de agosto de 2005, em meio à crise do mensalão. A personagem se caracterizava em ser a última pessoa a acreditar no governo. Foi criada por Veríssimo nos tempos da ditadura, durante o governo do general João Baptista Figueiredo (1979-1985).

Hoje, no entanto, a crédula senhora reapareceu em sua terra natal, que passa por uma crise política. “Nunca estive morta, meu filho. A oposição que me escondeu todo este tempo. Mas agora tive que voltar, pois estão dizendo muitas coisas feias do meu prefeito, que é homem tão bom”, disse a Velhinha de Taubaté, na caracterização de um ator da cidade.

Na próxima sexta-feira (12), a Câmara de Taubaté vota pedido de cassação do prefeito Roberto Peixoto (PMDB), acusado de má gestão, omissão e desperdício de dinheiro público na área da saúde. No início de junho ele e sua esposa, a primeira-dama Luciana Peixoto, passaram quatro dias presos na sede da Polícia Federal em São Paulo.

“Acredito na inocência do meu prefeitinho. Tudo que estão falando dele é mentira. É um homem que honra seu mandato. E sua esposa, então? Nossa, uma maravilha de pessoa. Somos amigas e sempre tomamos um chazinho”, disse a personagem.

Os manifestantes se reuniram na Praça de Santa Terezinha. Após a concentração, saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade. Eles pedem o impeachment de Roberto Peixoto.

Um dos organizadores do evento, o artista plástico Fernando Ito se reuniu pessoalmente com o escritor Fernando Veríssimo para pedir autorização do uso da personagem. “Queremos de forma bem humorada e utilizando um símbolo contra a corrupção mostrar nossa indignação por tudo que está acontecendo em nossa cidade”, disse o artista plástico. O escritor deu OK para a iniciativa de Ito.

O prefeito de Taubaté nega todas as denúncias. Ontem, em entrevista coletiva, disse que é vítima de uma conspiração política de um “grupinho” e que acredita na “Justiça Divina”.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: