[Valid Atom 1.0]

sábado, 6 de agosto de 2011

È nois do PT : ''Não sei se cabe aos militares gostar'', diz Lula Dia Internacional da Cerveja


Lu Aiko Otta - O Estado de S.Paulo

Diante da reação negativa dos militares à escolha de Celso Amorim para comandar o Ministério da Defesa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os descontentes com a nomeação. "Eu não sei se cabe aos militares gostarem ou não gostarem", disse Lula, que está na Colômbia. "Ela (a presidente Dilma Rousseff) é a chefe suprema das Forças Armadas, indicou o ministro e acabou, não se discute."

Lula acrescentou que as pessoas precisam entender que, uma vez nomeado, um novo ministro precisa assumir e começar a trabalhar "para ver se vai fazer ou não vai fazer o que precisa ser feito". Para Lula, a presidente escolheu bem e, quanto à competência de Amorim, "tem poucos iguais a ele no Brasil". "Amorim estará qualificado para ocupar qualquer pasta."

O ex-presidente afirmou ainda não ter dúvidas de que o novo escolhido "dará conta do recado". Disse considerá-lo "politicamente muito hábil" e lamentou a saída de Jobim. "Acho que não deveria ter acontecido o que aconteceu. Não sei o que aconteceu com o ministro Jobim, mas aconteceu. Agora é tocar o barco e, como diria um bom sindicalista, a luta continua."

O ex-presidente falou durante a entrega de prêmios da Fundación Éxito, que combate a desnutrição infantil e estimula programas de atenção à primeira infância na Colômbia.

No discurso, não perdeu a chance de comparar seus programas sociais no Brasil com os anteriores, alfinetando o governo Fernando Henrique.



Pelo Twitter, ex-presidente da Colômbia ataca Lula e diz que brasileiro 'tremia' para Chávez

Foto: Getty Images Uribe soltou o verbo contra Lula
por Leandro Meireles

E quando os países deixam a diplomacia de lado e parte para a troca de ofensas via Twitter? Estranho, não? Mas foi mais ou menos isso que aconteceu nesta semana, quando o ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe criticou o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e escreveu que Lula "tremia" diante de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.

A dura declaração de Uribe, que presidiu a Colômbia entre 2002 e 2010, veio depois de Lula ter falado que havia muita desconfiança na relação entre os dois países durante o mandato de Uribe. "Tenho certeza de o atual presidente colombiano Juan Manuel Santos e a presidente Dilma Rousseff podem fazer muito mais do que fizemos eu e o Uribe, que tínhamos uma boa relação, mas com muita desconfiança", disse Lula, durante a abertura do Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil.

Quem diz o que quer, ouve o que não quer. Uribe se irritou e, via Twitter, soltou os cachorros contra Lula. Entre uma mensagem e outra, o ex-presidente colombiano chegou a afirmar que Lula criticava Chávez pelas costas, mas "tremia em frente a Chávez presente".

Além disso, Uribe afirmou que Lula foi incapaz de extraditar o terrorista das Farc 'Cura Camilo', refugiado no Brasil, e se aproveitou das relações comerciais entre os países sem desconfianças. "Lula hoje confessa que teve desconfianças, mas os investimentos do Brasil tiveram toda a confiança: cifras", escreveu o ex-presidente.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: