[Valid Atom 1.0]

sábado, 9 de julho de 2011

Após vistoria, 7 bueiros no Centro do Rio tem 100% de chance de explodir

08/07/2011 19h04 - Atualizado em 08/07/2011 19h04


Engenheiros afirmam que qualquer centelha acessa provocaria explosão.
Crea-RJ fiscalizou 21 bueiros nesta sexta-feira (8).

Do G1 RJ

O balanço final do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) que fiscalizou 21 bueiros no Centro do Rio, nesta sexta-feira (8), indica que, ao todo, sete deles têm 100% de chance de explodir caso alguma centelha seja acesa próximo ao bueiro. Cinco estão localizados na Rua Uruguaiana, entre a Rua Sete de Setembro e a Rua da Alfândega, e os outros dois ficam nas ruas da Assembleia e Sete de Setembro. Segundo o Crea, o risco se deve à presença de gás na galeria.

Quatro bueiros não apresentaram indícios de gás e o restante foi considerado insalubre, ou seja, apesar de não oferecer riscos para a população, apresenta condições impróprias caso algum funcionário precise descer e realizar algum reparo.

O engenheiro da comissão de análise e prevenção de acidentes do Crea-RJ, Luiz Cosenza defende que a Light não deve ser a única responsabilizada pela explosão dos bueiros.

“A origem desse gás tem que ser identificada, mas há enorme possibilidade de que seja da CEG. Para que uma explosão ocorra é necessário oxigênio, gás e um elemento que faça a ignição, que pode ser um fósforo ou um curto-circuito. A presença de 5% a 15% de gás já oferece risco. O que ficou comprovado é que independemente da quantidade, foi constatada a presença de gás no subsolo da cidade. Não importa, nesse momento, apontar culpados, mas sim, encontrar uma solução para que isso não ocorra.”

De acordo com informações do Crea-RJ, representantes da CEG também foram convidados para a vistoria, mas não enviaram representantes.

Na próxima semana, em data a ser definida, o Crea-RJ deve vistoriar bueiros no bairro de Copacabana.

Na tarde da última segunda-feira (4), quatro bueiros explodiram ao mesmo tempo na Rua da Assembleia, na esquina com a Avenida Nilo Peçanha, próximo do Largo da Carioca.

De acordo com informações do Crea-RJ, representantes da CEG também foram convidados para a vistoria, mas não enviaram representantes.

Problemas na quinta
Mais dois bueiros da Light apresentaram problemas nesta quinta-feira (7), no Centro, no entanto, não houve explosões. Uma guimba de cigarro jogada num bueiro causou fumaça e assustou pedestres que passavam pela Rua Uruguaiana.

Na quinta à noite, bombeiros do quartel Central foram chamados para checar um vazamento de gás em um bueiro da Rua Sete de Setembro. A Light informou que os técnicos estavam fazendo uma manutenção no local, quando encontraram gás dentro da caixa subterrânea. Já a assessoria da Companhia de Gás (CEG) informou que vai apurar o caso.

Explosões de bueiros
Desde o início de 2011, o Rio de Janeiro tem sofrido com diversas explosões de bueiros. Os casos têm assustado e causado transtornos aos pedestres.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: