[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Filho de de Battisti pode vir ao Brasil depor



Alberto Torregiani foi atingido durante o tiroteio que matou seu pai


O filho do joalheiro que teria sido morto por membros do grupo esquerdista de Cesare Battisti, Alberto Torregiani, afirmou, nesta segunda-feira, que virá ao Brasil para dar sua versão dos fatos sobre os crimes de que o italiano é acusado, se isso for necessário, segundo informações da agência Ansa.
"Neste momento, não é minha intenção ir ao Brasil, porque estou levando em frente minha batalha com diversas iniciativas", disse Torregiani, que tem organizado manifestações para pedir a extradição de Battisti.
O ex-militante foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). O filho de um dos mortos afirmou que sua vinda ao Brasil seria também em apoio aos familiares das outras vítimas.
Torregiani afirmou que o Parlamento Europeu vai votar uma resolução sobre o caso na próxima quarta, a pedido de políticos italianos. Os representantes do país também pedirão a intervenção política da chefe de diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton.

AFP / O premiê se encontrou com Alberto Torregiani, filho do joalheiro cuja morte é atribuída a Battisti O premiê se encontrou com Alberto Torregiani, filho do joalheiro cuja morte é atribuída a Battisti
polêmica

Berlusconi diz que caso Battisti não afeta "amizade" com Brasil

"O Brasil é um país ao qual somos ligados por uma antiga e sólida amizade. Este fato não diz respeito à nossa relação, mas diz respeito à justiça, e pela justiça nós lutaremos", disse Berlusconi

04/01/2011 | 13:25 reuters

O caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti, cuja extradição à Itália foi negada pelo governo brasileiro, não compromete a relação de "antiga e sólida amizade" entre os dois países, afirmou nesta terça-feira o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

"O Brasil é um país ao qual somos ligados por uma antiga e sólida amizade. Este fato não diz respeito à nossa relação, mas diz respeito à justiça, e pela justiça nós lutaremos", disse Berlusconi a jornalistas no aeroporto militar de Linate.

  • Saiba mais

O premiê se encontrou com Alberto Torregiani, filho do joalheiro cuja morte é atribuída a Battisti, ex-militante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo.

"Trouxe a Torregiani a minha solidariedade e do governo", disse Berlusconi.

Battisti, de 56 anos, cumpre prisão preventiva em Brasília desde 2007. O ex-ativista foi condenado à revelia na Itália por quatro assassinatos e sua extradição é pedida pelo governo italiano.

A decisão de não extraditá-lo, anunciada em 31 de dezembro pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu último dia de governo, acirrou a polêmica em torno do caso e provocou tensão com a Itália.

Após o anúncio, Berlusconi condenou a posição brasileira, expressando "profunda amargura e pesar", acrescentando que o governo iria estudar as opções para mudar a decisão.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: