[Valid Atom 1.0]

domingo, 19 de dezembro de 2010

#LULA # WikiLeaks obtém documento sugerindo que José Dirceu estaria envolvido com esquema de caixa dois


Publicada em 19/12/2010 às 14h08m

O Globo

RIO - O ex-ministro José Dirceu foi "captado" em mensagens confidenciais da diplomacia dos EUA obtidas pelo WikiLeaks. A informação foi revelada pelo próprio Dirceu ao amigo Paulo Coelho, durante um almoço realizado no sábado, e acabou no blog do escritor antes mesmo de serem vazadas pelo site de Julian Assange. O GLOBO publica nesta segunda-feira matéria com o conteúdo completo dos telegramas que citam Dirceu.

Entre os supostos documentos, um telegrama ao governo dos Estados Unidos diria que Dirceu conversou com um funcionário do Departamento de Estado americano sobre a criação de caixa dois - ação negada pelo ex-ministro na conversa, segundo Paulo Coelho.

No blog, o escritor ressalta que Dirceu não viu os telegramas, mas que, durante uma entrevista a um jornal (que Paulo Coelho não sabe identificar), um jornalista leu os telegramas ao ex-ministro. O escritor afirma que conheceu Dirceu em 2005, após sua saída do governo, e a conversa ocorreu durante um almoço neste sábado.

Abaixo, a transcrição da publicação de Paulo Coelho em seu blog:

"Peguei um caderno que sempre carrego comigo ( Moleskine, tradição de escritor) e comecei a anotar nossa conversa. Abaixo o que está nos telegramas e o verdadeiro conteúdo das conversas, segundo José Dirceu.

A] são vários telegramas, porque são vários interlocutores

B] Em um deles, em churrasco na sua casa em Vinhedo, o ex-funcionário do Departamento de Estado Bill Perry, comenta sobre eleições no Brasil. José Dirceu e Bill conversaram durante toda a tarde, sobre uma infinidade de assuntos. Mas no telegrama enviado ao Departamento de Estado, a conversa foi resumida nos seguintes ítens:

1] que José Dirceu tinha feito Caixa 2 (uma conclusão do interlocutor );

2] que não falou de reforma política (segundo Dirceu, foi um dos assuntos dominantes);

C] O mesmo Bill Perry, no apartamento funcional de José Dirceu em Brasília, teve outra longa conversa, que resumiu em algo como "José Dirceu afirmou que Lula não seria candidato a um segundo turno, já que achava que iria perder as eleições". Dirceu afirma que tudo que fez foi traçar os cenários que a oposição estava desejando naquele momento;

D] Em outra mensagem, o então embaixador americano relata conversas com Dirceu sobre a ALCA, mas se limita a dizer aquilo que lhe interessa. Todas as explicações dadas por Dirceu - posição do governo brasileiro e do PT sobre a inviabilidade da ALCA - se resumiu a uma referência no telegrama, sobre a concordância do Brasil de um novo encontro a respeito;

E] Ainda o embaixador americano na época: Dirceu defende a posição da Venezuela e do governo Chávez, mas o embaixador resume toda a conversa em uma opinião de Dirceu - que o Chávez devia se concentrar nas questões econômicas do país e não em um conflito com os EUA."




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: