[Valid Atom 1.0]

domingo, 5 de dezembro de 2010

Há 10 anos, Guga tornava-se campeão mundial


Tenista brasileiro superou o norte-americano André Agassi na final do Masters de Lisboa

03 de dezembro de 2010 | 10h 30
ROSE SACONI - Arquivo Estado

SÃO PAULO - No dia 3 de dezembro o tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, tornou-se o número 1 do mundo no ranking dos campeões do tênis, depois de vencer Andre Agassi por 3 sets a 0 (6/4, 6/4 e 6/4), na final do Masters Cup de Lisboa, na última partida do ano 2000.

Arquivo/AE - 4/12/2000
Arquivo/AE - 4/12/2000
Feito de Guga ganhou destaque em O Estado de S. Paulo

Veja também:
link
Guga relembra título da Masters Cup, há 10 anos: 'maior momento da carreira'

Emocionado, Guga envolveu-se na bandeira brasileira para falar de uma semana inesquecível em Lisboa, em que superou problemas físicos e adversários fortes. A conquista de Guga foi histórica para o Brasil que nunca havia tido um tenista líder do ranking mundial.

"Ser número 1 do mundo é a realização de um sonho", disse Guga ao repórter enviado especial do Estado, logo após a partida. "É uma emoção inacreditável", prosseguiu. "Tive várias chances de ser o número 1 durante o ano e acabei conquistando a posição justamente no último jogo da temporada."

Ainda na quadra, Guga fez questão de dedicar a vitória histórica à mãe, Alice. Não se importou com o protocolo da cerimônia de entrega de prêmios e foi até o box onde ela estava para um abraço emocionado. "Acho que este é o dia mais feliz da minha vida", resumiu Guga.

Alegre e descontraído, como sempre, Guga estava radiante e chegou para a entrevista coletiva após o jogo com o troféu em uma mão e uma garrafa de champanhe na outra.

"Quando era criança e comecei a jogar tênis, jamais imaginei que poderia ganhar um título de Grand Slam, chegar a um Masters e, muito menos, sair da competição como o número 1", contou Guga. "Nas minhas primeiras raquetadas, em Florianópolis, era um garoto desengonçado, meio sem jeito para o esporte", prosseguiu. "Só fui acreditando aos poucos que poderia ir longe, pois nunca havia jogado um torneio grande no Brasil e precisei sair para o mundo para arriscar a sorte", lembrou. "Só consegui bons resultados por causa da minha vontade, mas, enfim, sou o melhor do mundo.

A história de Guga e seu técnico Larri Passos tinha tudo para não dar certo. Quem jogava com estilo na casa dos Kuerten era o irmão mais velho, Rafael, que teve de ajudar a mãe quando o pai morreu. Aldo, que trabalhava com esquadrias de alumínio, teve um enfarte fulminante quando atuava como juiz de cadeira em uma partida de tênis em Curitiba. A responsabilidade de ser o único tenista da família ficou para o pequeno Guga, então com seis anos.

Larri era um técnico mal visto no tênis brasileiro depois de ter estourado Marcus Vinicius Barbosa, o Bocão. Após chegar às semifinais da chave juvenil de Wimbledon, em 1988 e, naturalmente, ser guindado à condição de ‘maior esperança’ do tênis brasileiro, o catarinense Bocão começou a sentir dores no pulso direito. O técnico achou que não era nada grave e continuou forçando nos treinamentos. O resultado foi uma cirurgia delicada que, entretanto, não conseguiu recuperar todo o movimento do pulso e forçou Bocão a abandonar prematuramente a carreira.

Adolescência. Aos 13 anos, Guga ia sozinho treinar em Camboriú, onde ficava a academia de Larri. Passava a semana toda lá, treinando duro durante o dia e à noite dormindo em um colchonete no chão do pequeno apartamento do técnico. Após quatro meses, Larri resolveu mudar-se para Florianópolis e investir todo o seu tempo no garoto.

Quando ganhou Roland Garros em 1997 e se referiu a Larri como "meu pai, meu tudo", Guga certamente estava lembrando as noites dormidas no chão, quando só mesmo ele, Larri, a mãe Alice e o irmão Rafael confiavam que aquele esforço daria certo. Mesmo o título juvenil de duplas em Roland Garros, em 94 (com o equatoriano Nicolas Lapenti), não queria dizer que a história de Guga seria diferente. Não ficou no quase.

Em 1996, com 19 anos, Guga terminou o ano como 88.º colocado do ranking, mas até aí muitos brasileiros tinham conseguido. Pareceu coincidência conquistar seu primeiro título em um challenger de Curitiba, mesmo cidade onde seu pai morreu. Um mês depois jogou venceu Roland Garros, conseguindo o milagre de ser, segundo Thomaz Koch, o "o primeiro brasileiro a não ficar no quase".

Terminou 97 como o 14º do mundo, mas a demora em ganhar novo título fez muitos o definirem como mais uma promessa perdida. Caiu para 23º em 98, mas a partir de 99 se firmou entre os dez mais, voltou a vencer Roland Garros em 2000 até conquistar o Masters e tornara-se o primeiro tenista brasileiro a liderar o ranking mundial.

1/12/2010 | 11h54min
Instituto Guga Kuerten celebra 10 anos em São Paulo
Noite beneficente teve a participação de Gilberto Gil


Os 10 anos do Instituto Guga Kuerten (IGK) foi comemorado na noite de segunda-feira, dia 29, na pinacoteca do Estado de São Paulo, transformando o ambiente em um grande palco em prol de ações sociais. O evento contou com a coordenação conjunta da empresária Luziah Hennessy, que realiza ações filantrópicas em vários países, e do ex-número 1 no tênis mundial, Gustavo Kuerten. Anfitriã da noite, a família Kuerten recebeu, ao lado de Luziah, 120 convidados que participaram de um jantar e de um leilão, cuja renda foi revertida para o IGK.

Durante o evento, as crianças do IGK agradeceram os convidados com uma apresentação do coral, formado por educandos da instituição que viajaram a São Paulo especialmente com essa finalidade. “Esse momento para nós é marcante, sabemos que para as crianças essa performance é muito significativa. Muitos, inclusive, jamais haviam saído do próprio bairros onde moram”, explicou Alice Kuerten que preside o IGK desde sua fundação, em 2000.

“Me sinto profundamente honrado e satisfeito em poder participar desse evento em prol do IGK. Hoje o trabalho com o IGK me motiva muito, é estimulante trabalhar para garantir a inclusão social de nossas crianças e pessoas com deficiência”, declarou Guga, agradecendo a participação dos convidados. Gilberto Gil também participou do evento. O cantor e compositor, de forma voluntária, subiu ao palco ao lado do filho Ben, para um pocket show.

O objetivo da noite foi garantir a manutenção dos projetos do IGK que atualmente atende 470 crianças, adolescentes e pessoas com deficiência nos núcleos esportivos. A instituição que utiliza o esporte como ferramenta para garantir cidadania já atendeu diretamente cerca de 35 mil pessoas.


Assessoria de Imprensa IGK

16/11/2010 05h17 - Atualizado em 16/11/2010 05h17

FOTO: Guga recebe duas homenagens em Buenos Aires

Um dos prêmios o ex-tenista brasileiro recebe de Gabriela Sabatini



Gustavo Kuerten ao lado de Gabriela Sabatini na ArgentinaGustavo Kuerten conversa com a ex-tenista argentina Gabriela Sabatini, de quem recebeu o Prêmio Konex Mercosul, em Buenos Aires, nesta segunda. O prêmio, criado em 1980, este ano homenageou os esportistas que mais se destacaram entre 2000 e 2009. Guga brincou com David Nalbandian, ganhador entre os tenistas, dizendo que ele lhe tirou um Roland Garros, referindo-se às quartas de final de 2004. Antes, o tricampeão do torneio Grand Slam francês recebera na mesma solenidade a medalha de Visitante de Honra da Cidade de Buenos Aires, dado pelo governo argentino pelo 'grande compromisso social' exercido pelo ex-número 1 do mundo (Foto: Divulgação / Guga.com)



Segunda-feira, 8 de novembro de 2010 - 21h09 Última atualização, 08/11/2010 - 21h17

Gustavo Kuerten se casa cercado de troféus e para poucos convidados

Foto: Divulgação Zoom Guga e Mariana em evento da fundação de Andre Agassi

Guga e Mariana em evento da fundação de Andre Agassi

Da Redação

esporte@eband.com.br

Sem fazer alarde, Gustavo Kuerten se casou com a fonoaudióloga Mariana Soncini, na última quarta-feira, dia 3, em cerimônia civil na sala de troféus de seu escritório. A data teria sido escolhida por ser a do aniversário do seu irmão caçula, Guilherme, morto em 2007. As informações são do blog de Juliana Wosgraus, do portal ClicRBS.

A cerimônia foi acompanhada somente por alguns parentes de Guga e Mariana, incluindo a mãe do ex-número 1 do mundo, o irmão Rafael e a cunhada Letícia. Depois, os convidados almoçaram na casa de Guga, no sul da ilha.

O casal passou a lua de mel em Recife e ontem assistiram ao show de Paul McCartney em Porto Alegre.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: