[Valid Atom 1.0]

sábado, 4 de setembro de 2010

PEDAGIO : Agência já cobra água do São Francisco


Autor(es): Juliana Ennes
Valor Econômico - 03/09/2010

A utilização das águas do Rio São Francisco começou a ser cobrada em agosto. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), os recursos arrecadados nos rios da região serão totalmente repassados ao Comitê de Bacia do São Francisco.

A estimativa do governo é de que os recursos arrecadados no segundo semestre do ano cheguem a R$ 10 milhões. O montante será aplicado em ações de recuperação da bacia.

Passa a pagar pelos recursos hídricos quem capta mais de quatro litros por segundo, o equivalente a 14,4 metros cúbicos por hora. Enquadram-se nesse parâmetro companhias de saneamento, indústrias, irrigantes e o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Também estão sujeitos à cobrança os usuários que fazem lançamentos nos rios federais da bacia.

De acordo com a ANA, a cobrança pelo uso da água dos rios não é um imposto, mas sim um preço público definido em consenso pelo próprio comitê de bacia e "quem paga são usuários do rio, como se faz em um condomínio". O cálculo da cobrança é baseado na outorga pelo uso da água concedida aos usuários. Para a agência, a cobrança pelo uso das águas das bacias hidrográficas é um instrumento que induz ao seu uso racional.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: