[Valid Atom 1.0]

domingo, 20 de junho de 2010

Incêndio atingiu área igual a quatro Maracanãs, diz prefeito do Rio


Em visita ao local, Eduardo Paes afirmou ainda que área será reflorestada.
Plano emergencial pretende contratar empresa privada para atuar na região.

Do G1 RJ


Em visita ao parque da Catacumba, próximo ao local onde bombeiros tentam há cerca de 14 horas apagar um grande incêndio, na Zona Sul do Rio, o prefeito Eduardo Paes anunciou que a prefeitura vai colocar em prática um plano emergencial de reflorestamento da área atingida. A região prejudicada, segundo ele, é de quatro hectares e equivale a quatro estádios do Maracanã.

'O morro parecia um vulcão', diz leitor

Vc no G1: leitores registraram o incêndio; veja fotos

Também de acordo com Paes, os locais mais atingidos pelas chamas foram o Morro dos Cabritos, Ladeira do Sacopã e o Corte do Cantagalo, que são áreas de capim e mato, mais suscetíveis aos estragos do fogo. De acordo com os bombeiros, não houve feridos. (Veja acima imagens aéreas do trabalho dos bombeiros no local)

Mais de 50 mil litros d'água lançados sobre área
Depois de afirmarem, através de sua assessoria de imprensa, que o fogo no Morro dos Cabritos havia sido apagado, o Corpo de Bombeiros voltou atrás e informou que ainda há chamas na mata em vários pontos a Zona Sul do Rio.

"Aconteceu próximo a residências e isso dificultou o trabalho de combate às chamas. Já foram lançados, só pelos helicópteros, cerca de 50 mil litros d’água", disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado.

incêndio no RioIncêndio no Morro dos Cabritos começou por volta das 22h de sábado (19) (Foto: VC no G1)

O fogo foi controlado por volta das 3h. A madrugada teve ainda focos de incêndios na reserva do Grajaú, Zona Norte, e no Parque da Pedra Branca, em Realengo, Zona Oeste, também já completamente apagados.

Queda de balão
Segundo bombeiros do quartel de Humaitá, o fogo no Morro dos Cabritos pode ter começado após a queda de um balão, por volta de 22h. Eles se basearam nas informações colhidas com moradores.

Com medo de que ventos fortes e o clima seco pudessem levar o incêndio para os condomínios localizados nas cercanias, moradores da região e chegaram a deixaram seus imóveis.

O Morro dos Cabritos está localizado numa área entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e Copacabana, regiões nobres da cidade. O trânsito perto da encosta esteve congestionado durante boa parte da madrugada. O fogo pôde ser visto por moradores de diversos bairros, como Jardim Botânico, Gávea, Ipanema, Humaitá e Lagoa.

Grajaú
Outro incêndio atingiu, também na noite de sábado, o alto da reserva do Grajaú, na Zona Norte da cidade. Soldados do quartel de Vila Isabel estiveram no local, mas, a exemplo do que ocorreu no Morro dos Cabritos, a região de difícil acesso dificultou o trabalho de contenção das chamas. Não há informações sobre as causas do fogo, que já foram controladas. Nenhum imóvel foi atingido e ninguém se feriu.

Serra do Barata
Um incêndio também foi registrado na Serra do Barata, que integra o Parque da Pedra Branca, em Realengo, Zona Oeste do Rio. Bombeiros da unidade de Realengo controlaram as chamas durante a madrugada deste domingo. Não há registro de feridos.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters