[Valid Atom 1.0]

domingo, 16 de maio de 2010

O declínio do Império

O super-herói na versão para o século XXI / Foto: Reprodução
Marcelo Adnet


Publicada em 15/05/2010 às 14h01m


RIO - Depois da fraca atuação contra o Universidad de Chile e de muitas fofocas e especulações, estão dizendo por aí que o Império do Amor está perto do fim. Depois de conquistar o Brasil, o império se consolidou com a chegada do co-imperador Vágner. Mas, desde sua formação em fevereiro, o Império não decolou. Parece não ter se livrado do oba oba carnavalesco onde nasceu e, agora, corre sério risco de se desmanchar, apenas quatro meses depois! É um dos impérios que mais se deterioraram na história.

Confira a lista abaixo:

Império Chines --------------- 221a.C. a 1912 ------ 2.133 anos

Império Romano ---------------- 44 a.C. a 476 -------- 521 anos

Império Turco-Otomano ------ 1299 a 1922 -------- 623 anos

Império Russo ------------------- 1721 a 1917 ---------196 anos

Império do Amor ---------------- 2010 a 2010 ----------- 0,4 ano

Parece que os Impérios, ao longo dos tempos, estão ficando cada vez mais efêmeros.

Na grande maioria dos Impérios, as regalias de seus líderes era tamanha, que eles acabaram por cometer abusos. Como Cláudio, que mandou matar a esposa e se casou com a sobrinha, que o envenenou. Nero, que pôs fogo em Roma, Caligula, que se casou com um cavalo e nomeou-o cônsul. Curiosamente, Adriano, o Imperador, não o carioca - o que se enrolava em lençol branco e falava latim - foi um líder centrado, competente e relativamente pacífico. Quem sabe Adriano não se inspira em Adriano e mantém vivo o Império do Amor. Mas, pra isso acontecer, Adriano, o co-imperador Vágner e todos os os seus súditos deverão marchar até o Chile e fincar ali, numa batalha histórica, a bandeira de seu Império.

Eu, particularmente, acredito em sistemas mais democráticos, como o do Botafogo, onde a estrela solitária está só no escudo. Seu sistema é equilibrado, ninguém tem regalias ou o poder extremo. O Botafogo tem algo de parlamentarista. Já o Vasco, que acabou de sair de um longo periodo ditatorial, precisa de mais tempo para estabelecer sua democracia, e a nobreza das Laranjeiras parece acomodada com o conforto proporcionado por sua monarquia e seus mecenas.

Enquanto isso, Grêmio e Santos protagonizaram um jogo incrivel no Sul! Expectativa pelo jogo da volta. O Inter fez um golzinho no fim e obteve um bom 1 a 0 sobre o Estudiantes. Já o São Paulo deu um "strike" no Cruzeiro em BH. O Ceará e o Vitória se animam no Nordeste e o Atlético-GO, que não tomou gol em casa nos jogos que disputou pela Copa do Brasil em Goiânia, desponta como a surpresa vinda do Centro-Oeste.

Com a provável despedida do Fla da Libertadores, todos os cariocas miram apenas o Brasileirão e nenhum está cotado como favorito ao título ou à Libertadores. Há algo errado no Reino da Guanabara. Mas, vamos torcer.

VOTE NEYMAR! Já que o brasileiro se preocupa mais com futebol do que com política, devia ter votação pra eleger a seleção. A CBF indica os concorrentes e a gente vota. "Vote Fernandão, Tinga e Vágner Love, vote nos candidatos do PJC, Partido dos Jogadores Cabeludos". E atenção torcedores de times pequenos de todo o Brasil, não adianta insistir, para votar. Tem que ter "título". Agora é esperar o segundo tempo, digo, segundo turno, e decidir entre Neymar e Grafite. Talvez nem tivesse segundo turno.

LISTA DO SUPERMERCADO. Ainda acredito que Dunga entende mais de futebol do que eu, mas, pra mim, essa lista foi brochante. Essa é a palavra que melhor define a convocação da última terça-feira. Foi tipo querer muito ir à festa, cheio de expectativa, chegar lá e encontrar a festa falida, acabada. Como esperar o Cometa Halley por décadas e ver o céu nublar no dia da passagem do cometa! Tipo torcer pro Brasil no Oscar. A gente acha que vai, mas não vai. Não consegui até agora entender esta lista. Pô, parece que fizeram essa lista pra ir ao supermercado! "Miojo Zué, Guaraná Doni, Grafite 3.2, Pavê Lano tipo C". Dizem que nosso técnico tem o grupo nas mãos, que é o grupo que melhor se adapta ao trabalho dele. Então pergunto: "Pô, num vai levar um carpaccio, uma picanha, um espumante, um patê de ganso?". O tecnico responde: "Meu estômago não se adapta bem a esses alimentos". Pergunto mais uma vez: O problema é do seu estômago ou da picanha, do patê de ganso? Não é a seleção do Brasil. E a seleção do Dunga. Assim, na estreia, teremos Dunga x Coreia do Norte, depois Dunga x Costa do Marfim e Dunga x Portugal.

Como diria Renato Russo, "festa estranha com gente esquisita", o Elano entrou, mas o Neymar não tá na lista...

Mas, por respeito ao Brasil, digo Dunga, nos resta torcer pra que esse miojo com guaraná e pavê dê um caldo, e a gente mate a fome. Menos espetáculo, mais resultado. Sacanagem com a gente que não viu seleções como a de 1970, que dava show. Eu quero show, quero ver drible, quero que o Brasil encante o mundo com seu futebol improvável, veloz, moleque. Quem sabe uns africanos irresponsáveis dão show ou asiáticos velozes ou até que eslovenos ou eslovacos nos ensinem a diferença entre eles através do bom futebol.

LELESQUE DE ALMEIDA. Depois da primeira rodada do Brasileirão, com 1/38 do campeonato completo, pode parecer cedo para fazer previsões. Mas, para o matemático Lelesque de Almeida, o campeonato está praticamente decidido. Faltando "apenas" 37 rodadas para o fim, o Avaí tem 66,6% de chance de conquistar o titulo, apos a goleada de 6 a 1 sobre o Barueri, digo Prudente, que, com 99% de chances de queda, depende de uma combinação de resultados complexa para se livrar da degola. Galo, Corintians e Cruzeiro tem Pi por cento de chance de ir à Libertadores. O Ceará tem 98,9% de chance de ser a viagem mais distante pros times do Brasileirão. Já se uma mulher tem os genes (A, a) pros olhos e o parceiro tem (A, a), as chances de um filho do casal ter olho claro é de 25%. E os garçons cobram 10%.

Previsões do Pai Dine para a semana dos times cariocas:

BOTAFOGO: Estrela brilha com luz moderada. Numa cidade fria e estranha, enfrentará um gigante preguiçoso em sua casa GLS. Perde-se um louco, ganha-se um talismã. Frase: "Veri dificulti gueime", Joel Santana.

FLAMENGO. Lua no Chile. A pressão é grande, a situação parece incontornável, mas, uma passagem na Bahia pode lhe trazer "axé" para surpreender a todos. Frase: "Guarde domingos e festas", Moisés.

FLUMINENSE. Lua no apêndice. O marasmo pode acabar se o Atlético-GO cochilar, afinal, Fred só mata nos sonhos. Se o resultado não aparecer, o tio paulista começará a bambear. Frase: "O Fred vai te pegar", serial killer, sobre ele mesmo.

VASCO. Lua na cruz. O torcedor já está Plutão com o time que não decola. A força dos cavaleiros templários pode ajudar neste duelo entre Portugal e Itália. Frase: "Ah! É Ze Roberto!", torcida do Vasco esperando seu Messias.

Semana que vem estou de volta.

PS: Caprichem nas listas! Mesmo que seja a lista de presentes, do supermercado, de aniversário.

Fui!


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters