[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Favela testa vacina contra álcool

da Reportagem Local

No noite de sábado passada testemunhei uma experiência na favela de Heliópolis (a maior de São Paulo) que pode resultar numa espécie de vacina contra o alcoolismo e, talvez, abuso de drogas --o detalhamento está no www.catracalivre.com.br.

Era uma balada de funk e rap em que estava proibida a entrada de bebidas, cigarro e drogas. Ao final da festa, entre centenas de latinhas de refrigerantes, encontrou-se apenas uma de cerveja.

A balada faz parte de um projeto em que jovens são remunerados e treinados em comunicação (marketing, publicidade e jornalismo) para mostrar a outros da comunidade os perigos das substâncias psicoativas --o que se traduzir em consumo consciente. Parte da campanha é voltada aos donos de bares, para convencê-los a não vender bebidas para menores de 18 anos.

Para saber se a experiência funciona ou não, estão sendo realizadas pesquisas qualitativas. O fato é que ninguém melhor do que o jovem a conversar com outro jovem sobre questões de saúde. A aposta é que, se esse jovem tiver orientação e treinamento em comunicação, sua mensagem será efetiva.

A ideia é propagar esse projeto, batizado pelos jovens de "alconsciência", em outra comunidades populares do Brasil, a começar pelo Rio.

Gilberto Dimenstein, 53 anos, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters