[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 6 de abril de 2010

Chuva forte alaga diversos pontos do Rio e provoca mortes


Publicada em 06/04/2010 às 21h53m

O Globo, GloboNews TV, TV Globo, com agências

Chuva cauda desabamento no Morro dos Prazeres. Foto de  Wania Corredo

RIO - A chuva intermitente, que deu uma pequena trégua no início da tarde desta terça-feira e voltou a cair forte em vários pontos do Rio de Janeiro, deixou 96 mortos e 102 feridos em todo o estado ( saiba mais aqui ), sendo 35 mortes na capital ( veja balanço divulgado pelo prefeito Eduardo Paes ) e 49 em Niterói ( leia mais ). O temporal é um dos maiores da história do Rio. Em menos de 24 horas, foram 288 milímetros de precipitação. O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias pelos mortos na catástrofe. Em entrevista à Rádio CBN, ele disse considerar a possibilidade de decretar estado de calamidade e emergência no estado, onde mais de 150 pessoas já foram resgatadas. Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, que funciona 24 horas.

Internautas registram caos causado pela chuva

Você enfrentou problemas com a chuva? Conte e envie fotos

Além das mortes, são muitos os transtornos e os estragos. O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, informou que oito bombeiros ficaram gravemente feridos durante o resgate de vítimas em Niterói, cidade que deve ter estado de calamidade pública decretado na noite desta terça, a pedido do prefeito Jorge Roberto Silveira.

Em Maricá o prefeito Washington Quaquá decretou estado de emergência . O mesmo ocorre em Araruama, onde mais de cem pessoas estão desabrigadas. O prefeito André Mônica disse que foi preciso evacuar o Pronto Socorro Municipal e o PAM. O Hospital Regional, a Delegacia de Polícia e outras repartições públicas estão ilhadas.

Deslizamentos de terras se multiplicam pelo estado

Rua em Rio das Pedras completamente debaixo  d'água / Foto: Domingos Peixoto

As autoridades estaduais e municipais apelam para que todos que estejam em áreas de risco deixem imediatamente suas casas e liguem para os Bombeiros (193). Paes recomenda ainda que aqueles que estão em locais seguros não saiam de casa, mesmo que a chuva dê alguma trégua.

O sistema Alerta Rio da prefeitura carioca põe a cidade em alerta vermelho , o penúltimo na escala de risco de temporais.

Assista ao vídeo do caos no Morro da Mangueira

Assista ao vídeo de Vila Isabel alagada

Veja fotos do Rio debaixo d'água

Chuva adia jogo do Flamengo pela Copa Libertadores

Na capital diversos bairros sofrem com falta de luz: Tijuca, Botafogo, Laranjeiras, São Conrado, Santa Teresa, Rio Comprido, Jardim Botânico, Gávea, Jacarepaguá, Méier, São Cristovão, Santa Cruz e Campo Grande ( leia mais aqui ).

Veja imagens dos transtornos causados pela chuva no Rio

Governo Federal oferece ajuda ao estado e Lula pede combate às ocupações irregulares

Torben Grael salva mãe e filha em acidente em Niterói

As aulas nas redes municipal e estadual foram suspensas na quarta-feira. As aulas já haviam sido suspensas também nesta terça, por conta das chuvas.

(Leia mais: Paes dá nota zero ao preparo da cidade contra chuvas)

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, o caos completo / Foto: Ivo  Gonzalez

O sistema de transportes ficou à beira do colapso . As estações de trem da SuperVia na Central do Brasil, Praça da Bandeira, São Cristóvão, Maracanã e Mangueira chegaram a fechar. A concessionária Metrô-Rio informou que todas as estações ficaram abertas e funcionando normalmente. Os intervalos, no entanto, estavam irregulares.

A ponte Rio-Niterói ficou totalmente interditada no sentido Rio até por volta de 9h10m, quando foi liberada. Uma barreira caiu na Avenida Niemeyer e interditou a via nos dois sentidos. No Leblon, uma árvore caiu dentro do canal da Avenida Visconde de Alburquerque, que transbordou. As pistas ficaram cheias de água, mas os carros conseguiam passar em marcha lenta.

Rua alagada em Vila Valqueire, na Zona  Norte / Foto do leitor Paulo Roberto de Freitas

A forte chuva foi causada pela passagem de uma frente fria, de acordo com o Climatempo. O temporal começou no fim da tarde de segunda-feira, prejudicando a volta do trabalho para casa. Muitos passaram a noite em algum meio de transporte. Impossibilitadas de deixar o Centro, muitas pessoas pernoitaram em hotéis da região. Até quarta-feira, o tempo não muda.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters