[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Falso aplicativo do Orkut promete dar "superpoderes" aos usuários

Imagine um aplicativo do Orkut que dê acesso à lista completa de quem visitou o seu perfil, com todas as páginas que os visitantes clicaram.

Pense em uma conta Premium que mostre todas as fotos, recados e vídeos de todos os usuários da rede social, mesmo os que estão trancados.

Divulgação
Falso aplicativo do Orkut promete dar "superpoderes" aos  usuários
Falso aplicativo do Orkut promete dar "superpoderes" aos usuários do site

Pois esse "plugin" não existe, mas vem gerando tumulto na internet brasileira.

Um falso aplicativo ("Orkut Ouro") pede para que os internautas mandem nome completo, e-mail de cadastro no site, nome de três comunidades e dois amigos da lista e a senha de usuário, para "testar o serviço por 7 dias totalmente de graça".

O Google alerta: trata-se de uma montagem. Felix Ximenes, diretor de comunicação da companhia no Brasil, diz que 'o Google já está tomando as devidas providências". "Não é uma ação nossa. Alguém está se fazendo passar por nós', diz.

A companhia recomenda ainda que usuários não deem sua senha, tampouco dados.

Segundo o Google, o Orkut tem 80 milhões de usuários.

O anúncio do Orkut Ouro foi feito por um internauta identificado como Pedro Vanzella (veja aqui).

Durante a tarde de hoje, Vanzella postou um comunicado no seu blog, no qual afirma que o Orkut Ouro era uma "brincadeira".

"A brincadeira era simples. Convidamos todos os nossos amigos a adicionar imagens que diziam que requeriam uma conta num fictício "Orkut Ouro" para serem visualizadas. A intenção disso era simplesmente causar confusão entre nosso círculo de amigos, um trote inofensivo. Ninguém teve conta no Orkut nem sequer dinheiro roubado por causa da brincadeira", afirmou ele. "Obviamente nada disto é verdade. É tudo uma grande brincadeira."

Ele afirma ainda que "pedir usuário e senha foi apenas uma experiência com Engenharia Social, provando meu fato de que as pessoas não se importam com seus dados, desde que o prêmio pareça ser bom."

Vanzella também garante que não fez mau uso dos dados coletados. "Em momento algum eu abri um email que aparentasse conter uma senha, ou dos que abri por engano, não utilizei uma senha sequer. Deletei absolutamente todos os e-mails que vieram com contato para obter Orkut Ouro e não fiz nada dos dados."



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters