[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Policial peruano é afastado por inventar gangue da gordura humana


Chefe de polícia do Peru disse que o delegado Felix Murga fabricou toda a história.


Da BBC News em Lima - A polícia do Peru suspendeu o delegado que havia revelado ter prendido uma gangue que matava pessoas para vender gordura humana por ter fabricado o caso.

No mês passado, o delegado Felix Murga havia prendido quatro pessoas que teriam confessado ter matado até 60 pessoas.

O delegado havia dito que eles vendiam a gordura de suas vítimas por milhares de dólares o litro.

A polícia peruana revelou agora que o todo o macabro caso não passava de uma mentira.

Ficção

Em uma entrevista coletiva à imprensa há duas semanas, Murga havia apresentado duas garrafas supostamente com gordura humana e uma foto com uma cabeça decapitada.

Murga disse que os quatro suspeitos haviam confessado os assassinatos, imitando a lenda andina dos Pishtacos - os lendários assassinos que matavam pessoas em estradas para roubar sua gordura.

No entanto, as provas apresentadas pelo policial eram pura ficção.

O chefe de polícia do Peru, Miguel Hidalgo, anunciou que Murga foi afastado por tempo indeterminado por manchar a reputação da corporação.

As primeiras dúvidas sobre o caso surgiram quando a polícia da região onde os crimes teriam acontecido disse desconhecer completamente a suposta gangue.

Eles só comprovaram uma das dezenas de desaparecimentos alegados por Murga. A região é conhecida por tráfico de drogas e violência.

Murga e o diretor da divisão anti-sequestros haviam dito que a gordura era vendida por milhares de dólares no mercado negro europeu para a indústria de cosméticos, mas não confirmou nenhuma venda.

Especialistas do setor médico negaram essa tese, dizendo que a gordura humana não tem nenhum valor e que sua aplicação em outras pessoas seria até mesmo perigosa.

Alguns antropólogos afirmam que o policial usou deliberadamente o mito andino para explicar crimes que não conseguiu solucionar.

Para outros observadores, a história é um exemplo de notícia inventada usada no Peru para distrair o publico em geral de assuntos mais sérios. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters