[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Justiça nega habeas-corpus ao casal Nardoni

_Geral

terça-feira, 1 de dezembro de 2009, 17:49 | Online



PRISCILA TRINDADE - Agencia Estado


SÃO PAULO - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou hoje habeas-corpus a Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar Isabella Nardoni, de 5 anos, em março de 2008. O casal continuará preso em Tremembé, cidade a 140 km de São Paulo.



A defesa dos Nardoni pedia a retirada da acusação de fraude processual por terem limpado o local do crime após a morte da menina.



Apesar de os advogados terem alegado que a Constituição Federal assegura que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, o relator do processo, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, disse que a lei "não abrange a possibilidade de os acusados alterarem a cena do crime, levando peritos e policiais a cometerem erro de avaliação".



Isabella morreu em 29 de março de 2008, ao ser atirada do 6º andar do prédio em que seu pai e a madrasta moravam, na Vila Mazzei, na zona norte da cidade.





A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, rejeitou nesta terça-feira habeas corpus a Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá - acusados do homicídio da menina Isabela, no ano passado, em São Paulo, onde estão presos. A defesa pedia, no habeas corpus, a retirada da acusação de fraude processual contra o casal, acusação que lhes foi imputada pelo fato de terem limpado o local do crime logo após a morte da menina.

O argumento apresentado pela defesa foi o de que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, motivo pelo qual o casal não poderia ser acusado também de fraude processual. "Eles não poderiam ser algozes de si próprios, no sentido de tentar deixar provas que os auto-acusassem", ponderou o apelo da defesa no habeas corpus.

Para o relator do processo no STJ, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, o direito constitucional que garante à pessoa não se auto-incriminar "não abrange a possibilidade de os acusados alterarem a cena do crime, levando peritos e policiais a cometerem erro de avaliação".

O representante do Ministério Público presente durante o julgamento disse que, enquanto a autoridade policial não chegar ao local do crime, as provas se encontram sob o domínio dos agentes desse crime. E, por isso, decidiu não retirar a acusação de fraude processual.

Segundo ainda o representante do MP, a situação seria diferente caso tais provas já tivessem sob o poder do Estado quando a Polícia tivesse chegado ao local


Justiça Federal nega habeas corpus para casal Nardoni

Foto: Wether Santana/AE Zoom Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina Isabella, são presos acusados da morte da menina

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina Isabella, são presos acusados da morte da menina

Da Redação

cidades@eband.com.br

O casal Nardoni teve novo pedido de habeas corpus negado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). A rejeição foi decidida por unanimidade. Ana Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni são acusados da morte da menina Isabela, que caiu do prédio do casal em 2008.

A defesa pediu que o crime de fraude processual, por terem limpado o quarto de onde Isabella caiu, fosse retirado da acusação, pois a Constituição Federal garante que ninguém é obrigada a produzir provas contra si mesmo. "Eles não poderiam ser algozes de si próprios, no sentido de tentar deixar provas que os auto-acusassem”, disse a defesa no texto de apelo de liberdade provisória.

O relator do processo no STJ, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, rebateu o argumento da defesa do casal Nardoni. Para Filho, a alteração da cena do crime comprometeu as investigações da polícia e por isso a fraude deve ser mantida na acusação contra o casal.

Isabella Nardoni morreu em março de 2008, aos cinco anos de idade. Segundo a versão oficial da Polícia Civil de São Paulo e do MP (Ministério Público), o pai e a madrasta da menina são culpados pelo crime. Os acusados, que negam o crime, aguardam o julgamento na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo.


STJ nega habeas corpus para o casal Nardoni

Publicada em 01/12/2009 às 19h51m

O Globo Alexandre Nardoni - Arquivo

BRASÍLIA e SÃO PAULO - O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, negou nesta terça-feira , habeas corpus a Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados pela morte da menina Isabela, no ano passado, em São Paulo (SP). A defesa pedia, no habeas corpus, a retirada da acusação de fraude processual contra o casal, pelo fato de terem limpado o local do crime logo após a morte da menina.

O argumento apresentado pela defesa foi o de que a Constituição Federal assegura que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Para o relator do processo no STJ, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, o direito constitucional que garante à pessoa não se auto-incriminar "não abrange a possibilidade de os acusados alterarem a cena do crime, levando peritos e policiais a cometerem erro de avaliação".

Anna Carolina Jatobá - Arquivo

Alexandre e Anna Carolina são acusados de ter matado a Isabella Nardoni. Isabella teria sido esganada pela madrasta, Ana Carolina Jatobá, e atirada do sexto andar do edifício London pelo pai, Alexandre Nardoni. Os dois estão presos em penitenciárias de Tremembé, no interior de São Paulo, e devem ir a júri popular em 2010.

No começo deste mês, ambos, em suas respectivas prisões, cederam saliva e fios de cabelo a peritos do Instituto Médico Legal (IML) para exames de DNA. O pedido, feito pela própria defesa do casal, tinha por objetivo confrontar o material genético de ambos com o encontrado no apartamento de onde Isabella foi atirada do sexto andar, na Vila Isolina Mazzei, na zona norte de São Paulo. Para o advogado Roberto Podval, o sangue encontrado no apartamento era de uma terceira pessoa.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters