[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ruas de Barueri e Carapicuíba estão inundadas


Carros ficaram submersos e moradores estão ilhados em residências.
Inundação é causada por transbordamento de rio, segundo a Sabesp.

Luciana Bonadio e Paulo Toledo Piza Do G1, em São Paulo


Enchente no limite de Carapicuíba e Barueri (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ruas dos municípios de Barueri e Carapicuíba, na Grande São Paulo, estão embaixo d'água na manhã desta terça-feira (27). Carros ficaram submersos e moradores estão ilhados em algumas residências. O alagamento pode ser reflexo da chuva forte que atingiu a região metropolitana na tarde desta segunda-feira (26).

Veja galeria de fotos com imagens da inundação




A água tomou as ruas dos bairros Vila Lurdes e Jardim Maria Helena - que ficam no limite entre os dois municípios -, de acordo com a Defesa Civil de Carapicuíba. O diretor do órgão, José Moreira Almeida, disse que ainda é avaliado o motivo da inundação, já que a água invadiu as ruas durante a madrugada desta terça, quando não chovia mais nos municípios. “Está confuso o que causou o problema”, afirmou. Uma das hipóteses é o transbordamento do Rio Cotia.

O diretor da Defesa Civil disse que cerca de 30 casas foram atingidas em Carapicuíba e pelo menos 15 em Barueri. A inundação ocorreu por volta da 1h. Os bombeiros foram acionados, de acordo com Almeida, mas não conseguiram utilizar botes salva-vidas por causa da força da correnteza. Os moradores foram orientados a subir para partes altas das residências. Segundo o diretor, não há risco para as pessoas.

Pessoas foram aconselhadas a ficar em áreas altas (Foto: Reprodução/TV Globo)

A situação foi mais grave, segundo Almeida, na Vila Lurdes, onde alguns moradores não conseguiram sair para trabalhar. Cerca de 30 pessoas estão nas casas atingidas, de acordo com uma avaliação preliminar.

A Prefeitura de Barueri informou que as famílias estão em um terreno privado que foi invadido. Cerca de 30 homens da Defesa Civil do município prestam auxílio aos moradores. Porém, ainda segundo o governo municipal, muitas famílias resistem em deixar as casas.

Rio transborda

Foi cogitada a possibilidade do rompimento de um reservatório de água na região. A assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) negou que isso tenha ocorrido e informou que chuva de segunda-feira fez com que o Rio Cotia transbordasse. Como em sua margem há uma ocupação que seria irregular, não há por onde a água escoar, o que teria provocado o alagamento.

A empresa diz que vai estudar medidas de apoio à população atingida. Só nesta segunda, ainda segundo a Sabesp, choveu 94,4 milímetros em Barueri e Carapicuíba. A média para todo o mês de outubro é de 122,4 milímetros.

Foto: Reprodução/TV Globo

Carro no meio da inundação na Grande São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters