[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mais duas suspeitas de morte por gripe A em Pernambuco


Publicado em 06.10.2009, às 07h24

Wagner Sarmento Do Jornal do Commercio

Pernambuco registrou mais duas mortes por suspeita de gripe A(H1N1). Um dos óbitos ocorreu na noite do último sábado. Uma mulher de idade não informada morreu no Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, após passar 15 dias internada. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não foi notificada sobre o caso. A outra morte, segundo a SES, já está sob investigação, mas o órgão não deu maiores detalhes sobre o caso. O Estado tem três óbitos confirmados decorrentes da nova gripe.

De acordo com a assessoria de comunicação social do HC, a paciente deu entrada na unidade de saúde com quadro de anemia hemolítica e foi internada no setor de hematologia, que fica no sétimo andar. Durante as duas semanas que passou hospitalizada, o estado de saúde da mulher agravou-se devido a uma pneumonia. O hospital informou que ela foi medicada com Tamiflu, remédio utilizado no tratamento da gripe A(H1N1) e cujo uso é recomendado sobretudo nas 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas.

A paciente não respondeu ao tratamento e acabou morrendo no sábado. A assessoria de imprensa do HC afirmou ontem que a mulher era imunodeprimida, ou seja tinha baixa imunidade, além de ser cardiopata. Os dois problemas faziam com que ela fosse integrante do chamado grupo de risco, sendo mais suscetível ao novo vírus influenza.

O corpo da vítima seguiu para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), onde, conforme o HC, foi feita a coleta de material para exame laboratorial no Instituto Evandro Chagas, em Belém. O resultado deve sair em no máximo 10 dias.

Também ontem, a SES divulgou o último boletim sobre a gripe A(H1N1) no Estado. O número de casos confirmados permanece em 109. Há outros 158 pacientes aguardando os resultados de testes. A SES pontuou ainda que 23 pessoas estão internadas em virtude da doença, sendo 16 em hospitais públicos e sete na rede privada.

A primeira morte registrada em Pernambuco ocorreu em 3 de agosto, quando uma jovem mineira de 17 anos, que passava férias em Porto de Galinhas, no litoral sul, com a família, faleceu no Hospital Prontolinda. Vinte e cinco dias depois, a soldada Kássia Karinne Magalhães Viana, 27, lotada no Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), morreu no Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar (CMH-PM). A terceira vítima foi a universitária Fernanda Maria Lavor Freitas, 50, que faleceu na Casa de Saúde Santa Efigênia, em Caruaru. A SES descartou a nova gripe como causa de outras 10 mortes.











Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters