[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Uberaba confirma mais um caso de gripe suína

18/09/2009 às 08:17

Mais um resultado positivo de gripe suína foi divulgado. A Secretaria Municipal de Saúde relatou, através de comprovação por exame laboratorial, mais dois casos de óbito devido à influenza no município. No entanto, conforme divulgou o Ministério da Saúde, os casos graves da nova gripe caíram pela quinta semana consecutiva. Em Uberaba, a situação é a mesma.
Conforme nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), o óbito trata-se de uma mulher de 51 anos de idade. A paciente foi internada no dia 17 de agosto e esteve em hospital particular até o dia 20 do mesmo mês. Segundo o secretário de Saúde, Valdemar Hial, o seu estado era razoavelmente bom, no entanto, ela teve insuficiência respiratória aguda.
A outra confirmação, o quarto caso de óbito no município, por coincidência trata-se também de uma mulher, esta com 77 anos. No seu estado clínico a paciente apresentou insuficiência cardíaca grave, mesmo não sendo uma das características da gripe suína; a paciente também teve problemas respiratórios. "Esta mulher teve gripe suína, no entanto, o seu caso agravante foi no coração, pois ela antes de contrair a doença era cardiopata. Em relação ao pulmão ela evoluiu bem, mas veio a falecer com problemas renais e de coração", explica Hial.
Além destes óbitos, foi confirmado ontem (17) mais um caso de gripe suína em Uberaba. Trata-se de um homem, de 38 anos. O paciente esteve internado em hospital particular, deu entrada no dia 26/08 e, depois de um tempo de monitoramento, recebeu alta. Hoje a sua situação é de cura, quando foi internado teve insuficiência respiratória, febre, tosse, dispneia, entre outros sintomas da gripe.
Segundo os últimos levantamentos realizados pela Secretaria de Saúde, chegaram à cidade 15 exames, sendo sete positivos, quatro óbitos e oito negativos. Em relação à criança de um mês de idade que teve resultado positivo para a influenza, ainda continua internada no Hospital das Clínicas. Porém, a sua situação é estável e já não se encontra na Unidade de Tratamento Intensivo.
Atualmente a situação de Uberaba em relação ao início da pandemia tem melhorado, os casos de óbitos que foram confirmados são relativos a meses anteriores. Em setembro ainda se teve notificação de algum óbito suspeito. O Município chegou a contabilizar 91 casos monitorados que, com insuficiência respiratória, este número caiu para 78 monitoramentos e vem sofrendo um decréscimo no decorrer dos últimos dias.
Segundo a diretora de epidemiologia da Secretaria da Saúde, Eliane de Lacerda, a informação que os infectologistas têm relatado nos últimos tempos é que os casos suspeitos têm diminuído e é esta a probabilidade para os próximos meses. Na área reservada a pacientes com suspeita da influenza, na Unidade Básica de Saúde/São Benedito, o número de internações caiu, hoje somente cinco pessoas estão internadas, sendo que já chegou a alcançar 15 internações, o número total de leitos.

Brasil - O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira que o Brasil já registrou 899 mortes por gripe suína, desde o início da pandemia. A boa notícia, segundo o Ministério, é que está confirmando tendência de redução. Na semana de 6 a 12 de setembro, foram registrados 35 casos graves, contra 490 na semana anterior e 837 na semana antecedente. Entre 25 de abril e 12 de setembro, foram registrados 9.249 casos de gripe suína no país. Com a redução dos casos, o boletim passará a ser divulgado mensalmente, segundo o Ministério da Saúde.

Casos em Minas - Minas Gerais tem, até o momento, 2.217 casos suspeitos e 364 casos confirmados de Influenza A. Há 383 descartados. Do total de 65 óbitos contabilizados em Minas, 61 tiveram ocorrência no Estado. As quatro mortes registradas em Pernambuco e São Paulo, de acordo com critério estabelecido pelo Ministério da Saúde, entram nos números do Estado de Minas Gerais. Considera-se não o local do óbito, mas sim o estado de residência.
Geórgia Santos







Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters