[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gripe A aguda já soma 234 pacientes no Pará

Sexta-feira, 18/09/2009, 07:40h


Um novo boletim divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) mostra que desde o dia 3 de agosto, até hoje, 234 pacientes apresentaram casos graves da gripe A (H1N1). A secretaria adotou a medida do protocolo do Ministério da Saúde e passou a contabilizar apenas os casos de Doença Respiratória Aguda Grave (DRAG).

Ainda de acordo com a secretaria, o vírus H1N1 que circula no Estado, desde junho deste ano, apresentou na maioria dos casos uma evolução leve, com boa resolução dos casos, sem a prescrição de antiviral.

Quanto às recomendações, a Sespa orienta que todas as pessoas que apresentarem casos leves ou moderados, suspeitos ou confirmados, devem permanecer em isolamento domiciliar, utilizando máscara por um período de sete dias a partir do aparecimento dos primeiros sintomas.

Os pacientes menores de 12 anos devem permanecer isolados por 14 dias, já que as crianças também fazem parte do grupo de risco. Os casos confirmados, após sete dias podem retornar ao convívio social, trabalho, escola sem risco de transmissibilidade da doença.

BARROS BARRETO

O Hospital Barros Barreto informou que até o início da noite de ontem, haviam cinco pacientes internados com suspeita de gripe A, sendo uma criança de um ano, um adolescente de 18 anos, dois adultos de 33 e 40 anos e uma idosa de 87 anos de idade. Todos apresentando quadro clínico estável e aguardando resultado de exame. De abril até agora, o Barros Barreto fez atendimento ambulatorial de 128 pacientes com suspeita de gripe A, dos quais 9 (7%) tiveram resultado positivo para o vírus H1N1.

No mesmo período, 97 pacientes foram internados no hospital com suspeita da doença, dos quais 19 (19,6,%) tiveram resultado positivo para o vírus. No total, 28 pacientes ainda aguardam resultado de exame. (Diário do Pará)








Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters