[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Teresina: CONFIRMADO: FMS tratou 66 casos da Nova Gripe

No início da tarde deste domingo (13/09) a prefeitura de Teresina em nome da Fundação Municipal de Saúde - FMS, confirmou que fez exame para detectar infecção do vírus da Nova Gripe em 66 pessoas de uma mesma instituição. Desse total, três casos foram confirmados.

De acordo com a nota divulgada à imprensa, a FMS disse que não alarmou as suspeitas antes para não gerar pânico e especulações e disse ainda que todos os 66 casos apresentaram gripe, mas foram tratados, medicados e passam bem.

A fundação planeja preparar o Pronto Socorro do Dirceu para servir de auxilio no tratamento da doença em Teresina, sendo um parceiro do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOTA DIVULGADA PELA FMS

A confirmação, por meio de exame, de três casos de contaminação pelo vírus da Gripe A (H1N1) em pessoas de uma mesma instituição fechada de Teresina levou as autoridades epidemiológicas do município a classificarem como tendo contraído a doença 66 pessoas que vivem ou atuam na instituição.

A informação foi confirmada hoje pelo setor de epidemiologia da Fundação Municipal e Saúde da Prefeitura de Teresina, que monitorou, dia a dia, todos os casos. As 66 pessoas já estão completamente curadas, segundo a FMS.

A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, disse que somente agora o caso está sendo tornado público porque o material coletado das pessoas que foram contaminadas com o vírus foi enviado para exame fora do Estado e só agora está chegando o resultado com a confirmação.

“É bom deixar claro que só foram realizados exames e confirmados três casos. Acontece que, como as outras 63 pessoas que estavam na mesma instituição também tiveram gripe e apresentaram os mesmos sinais e sintomas que essas três cujos exames mostraram resultado positivo para a gripe A, os protocolos para a doença emitidos pela Organização Mundial e Saúde e pelo Ministério da Saúde nos obrigam a classificar como sendo gripe A também esses 63 casos, apesar de não ter sido feito exame dessas pessoas”, explicou Amariles Borba.

“Nós também não podemos tornar público o nome da instituição por questão de ética. Mas podemos assegurar que todas as pessoas foram monitoradas pelos nossos técnicos durante todo esse período e que agora já não correm nenhum risco porque a gripe, em todos eles, já sarou. Também não há risco de que eles possam vir a contaminar outras pessoas da instituição ou mesmo de fora que tenham contato, porque todos os cuidados foram tomados”, assegurou Amariles Borba.

Ela informou também que a Fundação Municipal e Saúde está tomando providências para que o Hospital Alberto Neto, conhecido como Pronto Socorro do Dirceu Arcoverde, venha a se tornar auxiliar do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella no tratamento da Gripe A, já que este é hoje o único hospital no Piauí que está referenciado para o tratamento da doença.

Neste sentido, os médicos e enfermeiros do Hospital do Dirceu estão recebendo treinamento específico sobre a Gripe A (H1N1). O primeiro curso foi ministrado na última quinta-feira, no próprio Hospital Natan Portella, com metade do pessoal e outro curso para o restante dos servidores será ministrado na próxima quarta-feira, na sede da Coordenação Regional de Saúde Leste Sudeste da FMS.

“Desta forma, caso aumente muito o número de casos nós remos outro hospital para atender os pacientes, evitando superlotação do Instituto Natan Portella. A Prefeitura de Teresina está tomando todas as medidas que pode para lidar com a Gripe A; mas é preciso que a população colabore, tomando aquelas medidas, sobretudo de higiene, como lavar as mãos, por exemplo, para evitar contrair o vírus”, enfatizou Amariles Borba.








Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters