[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sobrevivente da gripe suína

04.09.09 às 01h14 > Atualizado em 04.09.09 às 01h16


Mulher recebe alta após 31 dias em CTI, 17 dos quais em coma. Grávida ao ser internada, ela deu à luz gêmeos

POR FLÁVIA SALME, RIO DE JANEIRO

Rio - Após 31 dias internada no CTI do Hospital Miguel Couto com gripe suína, a manicure Míriam da Silva Santos, 24 anos, recebeu alta há uma semana e diz ter renascido “por milagre”. Grávida de 7 meses ao ser internada, dia 27 de julho, ela sobreviveu a pneumonia dupla, infecção e 17 dias em coma. E ainda deu à luz, em cesariana de emergência, os gêmeos Marcus Vinícius e Vitor Hugo, que nasceram com 800 gramas e se recuperam na UTI Neonatal do Hospital Pedro Ernesto.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O DIA
Com Sofia, a filha mais velha, Míriam aguarda feliz a alta dos gêmeos

“A partir de agora, vou comemorar dois aniversários: no dia em que nasci e quando saí do CTI”, conta Míriam, emocionada. Como O DIA mostrou em 28 de julho, Míriam precisou que o soldado PM Alexandre Arruda usasse de sua autoridade como policial para que ela fosse internada. Nos dias anteriores, ela já havia procurado o Hospital Rocha Maia, em Botafogo, e o próprio Miguel Couto, mas recebera orientação de voltar para casa, embora estivesse com febre alta, falta de ar e dores pelo corpo. E também apesar de haver orientação do Estado de que grávidas fossem internadas mesmo antes da confirmação do diagnóstico, por serem grupo de risco para complicações causadas pela gripe suína.

Das 64 vítimas fatais da nova gripe no Rio, 11 eram gestantes. No boletim de ontem divulgado pelo Estado, está o óbito de gestante de 25 anos, de Caxias, morta dia 1º de agosto.

Em julho, Míriam morava com o marido, Carlos Leonardo, e a primeira filha, Sofia, 2, no Morro da Babilônia, no Leme. A manicure agora está na casa dos avós, em Belford Roxo, onde vai ficar definitivamente com as crianças.

“Aqui poderemos ajudá-la com os bebês. Ela ainda está frágil, sente dor, e precisa se recuperar das cirurgias que foram feitas. Vamos dar todo o suporte”, conta o avô Valdir Tertuliano da Silva, 78, que a criou junto com a mulher, Maria José, 77. Míriam ficou órfã ainda criança.

Mãe poderá amamentar

A fase boa após o pesadelo trouxe ainda outras alegrias para a sobrevivente. “Descobri que poderei amamentar. Estive com os gêmeos e fizemos os primeiros ensaios, foi um momento mágico!”, comemora. Após a cesariana, Míriam entrou em coma. Somente 17 dias depois, ao acordar, descobriu que os bebês tinham nascido e que eram gêmeos. “Foi um susto quando descobri. Não tinha feito pré-natal, nem sabia que já estava com 7 meses de gravidez, e de gêmeos” diz.

MAIS H1NI

MORTES NO RIO
O estado confirmou ontem mais 4 mortes por gripe suína — duas mulheres, outra grávida e um bebê. As mortes ocorreram entre 11 de julho e 6 de agosto. Ao todo, são 64 óbitos no estado.

TAMIFLU NA FARMÁCIA
Farmácias terão Tamiflu a partir de 2010, segundo o Ministério da Saúde. Por enquanto, o estoque está centralizado no governo.

PARADA GAY
A festa, que seria realizada em outubro, ocorrerá dia 1º de novembro. Nota do grupo Arco Íris diz que “fontes governamentais” alertaram sobre o risco de pico da doença em setembro e outubro, o que foi negado pelo estado.

BOMBEIRO SUSPEITO
O estado abriu sindicância para apurar denúncia de que doses de Tamiflu estariam trancadas no Corpo de Bombeiros do Humaitá. Na última semana, a mãe de uma menina com suspeita da doença teve que esperar a porta ser arrombada para retirar o remédio, como mostrou o Informe do Dia.









Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters