[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Relenza por via intravenosa é aplicado em paciente de risco com gripe suína


PARIS — Uma jovem de 22 anos que apresentava problemas imunológicos devido a um tratamento de quimioterapia sobreviveu à gripe suína após receber o antiviral Relenza por via intravenosa, revelou nesta quinta-feira a revista médica britânica The Lancet.

A jovem, que era tratada com quimioterapia para enfrentar a doença de Hodgkin, uma forma de câncer, deu entrada no dia 8 de julho passado na unidade de cuidados intensivos do hospital University College, em Londres, com gripe suína.

A paciente sofria de insuficiência respiratória crescente, com líquido nos pulmões, e não respondia ao tratamento antiviral com Tamiflu ou aos antibióticos de amplo espectro.

Seu estado se deteriorou progressivamente após três dias de internação, e o Tamiflu foi substituído pelo Relenza por via oral, mas o quadro não melhorou.

No 16º dia de internação, quando o estado da jovem era crítico, os médicos decidiram administrar o Relenza (do laboratório GlaxoSmithKline) por via intravenosa, com a devida autorização do hospital e dos familiares da paciente.

Também iniciaram um tratamento com corticóides para tratar a inflamação nos pulmões.

O estado da paciente melhorou em 48 horas, com queda da carga viral, e a jovem se recuperou sem sequelas.

"Apesar de ser um caso único, no qual a relação causa-efeito não pôde ser confirmada, a melhora do estado clínico após a administração intravenosa do Relenza incita a investigações mais profundas...", destacaram os médicos.











Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters