[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O longo caminho até o país dividido

24/09/2009 | 03h06min


Repórter narra as dificuldades para chegar a Honduras

Rodrigo Lopes | rodrigo.lopes@zerohora.com.br

– São seis da tarde, mas parece quatro da manhã.

O comentário de um jornalista brasileiro rompe o silêncio no interior da van, a menos de cem quilômetros da fronteira entre El Salvador e Honduras. A chuva ameniza o calor de 25ºC e molha o asfalto bem conservado da rodovia Pan-Americana, mas transforma o final de tarde em madrugada sombria. São os 45 minutos mais tensos da viagem.

De repente, centenas de caminhões formam fila, ocupando um dos lados da pista. É preciso seguir na contramão. Um outro repórter tem uma ideia:

– Alguém tem fita adesiva?

A van ganha identificação com as palavras “Prensa” e “TV”. As insígnias valem quase como um visto de entrada.

– Podem passar – autoriza o policial, na primeira barreira.

O veículo segue adiante, enquanto os demais ficam para trás, bloqueados. O silêncio volta de novo ao interior da van. Cada avanço é comemorado com suspiros. Não se sabe até quando.

Um prédio branco em forma de arco, com a pintura envelhecida, marca a entrada de Honduras. Os guardas sorriem. Bom sinal.

– Imprensa internacional – nos identificamos.

O posto fronteiriço é cercado por algumas crianças pedindo dinheiro e mulheres vendendo comida na rua. Com os passaportes em mãos, os agentes de fronteira iniciam meticulosamente a análise dos documentos. Identificamos logo uma operação padrão, que dura intermináveis 30 minutos. Tempo para fotos e filmagens ainda tímidas. No ar, o medo de expor a câmera, causar desconforto que comprometa a cobertura. O guarda nos chama.

– Três dólares cada um – diz ele, ao cobrar a taxa de ingresso.

E um aperto de mão.

– Bem-vindos a Honduras.

A odisseia para chegar ao país centro-americano havia começado horas antes, na capital salvadorenha, San Salvador. Na embaixada de Honduras, onde é preciso tirar o visto de entrada, Manuel Zelaya nunca deixou de ser presidente. Na parede do hall, o homem que colocou o Brasil no centro da crise da América Central aparece em um grande quadro. Está sério na fotografia, veste a faixa presidencial e traz no rosto o inconfundível bigode.

A foto de Zelaya no prédio do governo é um claro sinal de que Honduras está fracionada: se o poder de fato está nas mãos de Roberto Micheletti, quem deveria estar no quadro é o presidente que tomou o poder em 28 de junho. Na tarde de ontem, jornalistas de três veículos brasileiros buscavam o visto: além de Zero Hora, estão no prédio repórteres da TV Brasil e da Globo News. O documento sai em menos de uma hora. Pela Rodovia Pan-Americana, seguimos até El Amatillo, fronteira com Honduras.

ZERO HORA | Enviado Especial/Honduras









Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters