O ensaio, apresentado num comunicado dos investigadores em Banguecoque, deverá ser o mais importante jamais efectuado para o desenvolvimento de uma vacina contra a sida, podendo ser eficaz na prevenção da doença.

O estudo foi liderado pelo Ministério da Saúde tailandês e o Exército norte-americano, e permite reduzir o risco de infecção em um terço dos casos, ou seja 31,2 por cento, de acordo com o comunicado divulgado em conferência de imprensa.

"Estes resultados indicam que o desenvolvimento de uma vacina para travar a sida é eficaz, segura e é possível", referiu o coronel Nelson Michael, director da divisão de retrovirologia do instituto de investigação norte-americano Walter Reed.

O resultado do estudo foi anunciado na capital tailandesa por elementos do grupo envolvidos na investigação: o Exército dos Estados Unidos, o Ministério da Saúde da Tailândia e o Instituto Fauci, Sanofi-Pasteur e Soluções Globais para Doenças Infecciosas.

"É um avanço científico muito importante porque nos dá a esperança de que, no futuro, possa ser desenvolvida uma vacina para o mundo inteiro", frisou um dos responsáveis.

A vacina, uma combinação de duas vacinas anteriormente testadas mas que não se tinham revelado eficazes quando aplicadas isoladamente, foi testada desde Outubro de 2003 em duas províncias tailandesas, em voluntários cuja exposição ao risco de contaminação foi considerada semelhante à média.


Lusa