[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 4 de agosto de 2009

SP tem mais três mortes por gripe suína confirmadas


Publicada em 04/08/2009 às 14h38m

SÃO PAULO - Mais três cidades paulistas confirmaram nesta terça-feira mortes em decorrência da gripe suína: Cotia, Itaí e Campinas. As vítimas foram duas mulheres e um homem de 30 anos. O estado de São Paulo contabiliza até agora 44 mortes e lidera o número de vítimas fatais no país.

Em Campinas, uma mulher de 63 anos morreu no último dia 29 e teve a doença confirmada nesta terça, elevando para seis o total de vítimas fatais da doença na cidade. A Prefeitura anunciou a prorrogação das férias escolares por mais uma semana e as aulas só serão retomadas no dia 17. Já são 102 registros de pessoas infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1) no município.

Em Itaí, a vítima foi uma funcionária pública de 46 anos. Segundo o coordenador municipal de saúde do município, Nelson Nardocci, ela fez a primeira consulta no dia 19 de julho, voltou ao médico no dia 20 e no dia 21 foi internada na Santa Casa da cidade com sintomas da gripe A. A transferência para o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu foi feita no dia 22 de julho e no dia seguinte ela morreu de insuficiência respiratória provocada por pneumonia.

Nardocci afirmou que ela não foi medicada com Tamiflu durante o período em que foi atendida na cidade. Ele explicou que Itaí não tem o medicamento disponível, pois apenas os hospitais de referência receberam o Tamiflu para tratamento da gripe A. A expectativa é que a distribuição do remédio seja descentralizada na região a partir desta terça-feira. Mesmo assim, apenas as pessoas com fatores de risco devem ser tratadas com o antiviral.

A moradora de Itaí tinha hipertensão, era obesa e não havia feito viagens. A cidade teve outros 5 pacientes com sintomas da gripe suína, mas o tratamento evoluiu bem e não foram feitos exames laboratoriais para detectar a doença.

Em Cotia, a primeira vítima fatal da doença na cidade é um homem de 30 anos, que estava internado há 15 dias e o quadro também evoluiu para pneumonia. A Secretaria Municipal de Saúde de Cotia considera que o paciente pertencia ao grupo de risco porque era fumante. O município tem 12 casos confirmados da doença e outros 32 aguardam resultados de exames laboratoriais.

O último balanço oficial de mortes por gripe suína no estado de São Paulo foi divulgado na sexta-feira e indicava 37 mortes. Novos números só serão divulgados na próxima sexta.

Em São José do Rio Preto, noroeste paulista, estão internadas onze pessoas, três delas em estado grave. Os casos considerados graves são de um homem de 26 anos, morador de Araçatuba, um bebê de nove meses, de Mirassol, e uma criança de um ano, moradora da própria cidade.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: