[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Gripe Suína: Gestantes terão atendimento específico pelo Telessaúde

RIO - A partir desta terça-feira, a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) oferece para as gestantes com suspeita de gripe suína um atendimento específico no Telessaúde (3523-4025), que funciona 24 horas por dia. Ao ligarem para o Telessaúde, as gestantes receberão orientações e será realizada uma avaliação prévia para a identificação imediata dos casos mais graves. No total, serão 80 profissionais treinados atuando por dia, divididos em plantões de 6 horas, sob a orientação de duas enfermeiras obstétricas.

- O objetivo é ampliar a assistência prestada a estas pacientes que fazem parte do grupo de risco da doença, principalmente, àquelas que apresentam maior gravidade. Não vamos medir esforços para cuidar da população - afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

As gestantes que apresentarem sintomas da gripe suína serão encaminhadas para uma unidade de saúde, já com consulta marcada. Serão 70 consultas diárias. Já as grávidas que, além dos sintomas da doença apresentarem agravantes como falta de ar, dificuldade de respirar, estiverem ofegantes, com chiados no peito, diarréia, vômitos persistentes ou apresentarem piora nos sintomas serão transportadas por uma ambulância da Secretaria, que levará a paciente para a unidade de emergência mais próxima. Para este serviço estarão disponíveis 15 ambulâncias.

As gestantes que não apresentarem os sintomas também serão monitoradas durante os cinco dias seguintes à primeira ligação, com telefonemas diários, para o acompanhamento do quadro e a identificação de qualquer alteração. Para agilizar o atendimento, é importante que as gestantes estejam de posse de todos os seus exames.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: