[Valid Atom 1.0]

sábado, 8 de agosto de 2009

Ponta Grossa tem mais de 800 casos suspeitos de Gripe A


Pandemia motiva novos cancelamentos, além da suspensão das visitas aos adolescentes do Cense e das audiências trabalhistas
Publicado em: 08/08/2009 00:00 Gisele Wardani de Castro
A pandemia da gripe suína, causada pelo vírus Influenza A (H1N1), motiva novos cancelamentos de eventos em Ponta Grossa. Conforme o último boletim epidemiológico, nenhuma outra morte foi registrada na cidade ou na região sob a jurisdição da 3ª Regional de Saúde, porém o número de casos confirmados saltou de 17 para 23 e o número de casos suspeitos já chega a 802. Além dos 23 casos de internamento, quatro pacientes estão em estado grave. A movimentação no Pronto Atendimento Especial H1N1, aos fundos do Hospital Municipal continua intenso, por conta dos encaminhamentos feitos pelas unidades de saúde, de pacientes com febre alta e tosse. A Secretaria Municipal de Saúde montou uma equipe especial de agentes treinados para conter o vírus H1N1. Essas equipes estão dividas por locais de atendimentos, e fazem coletas de amostras para exames. De acordo com o secretário de Saúde, Winston Bastos, o serviço pode ser consultado pelo telefone de plantão no 3220-7841. Além disso, um celular com atendimento 24 horas está sendo disponibilizado à comunidade, pelo número 8402-2450. Dependendo da evolução do quadro, uma pequena parcela desses pacientes, recebem o medicamento Tamiflu. O período de observação dura sete dias e, se os sintomas desaparecerem, é descartada a hipótese de presença do vírus H1N1. De acordo a gerente de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Adriana Crivoi, que está na equipe especial de contingência da gripe, a melhor forma de evitar o contágio, dentro de empresas e nos domicílios é a higienização das mãos, com água e sabão. O álcool gel também é fortemente recomendado, numa concentração de 70%. No Paraná o número de óbitos aumentou de 25 para 31, desde a última quarta-feira. No Estado, o número de casos confirmados chega a 784 Mais eventos são cancelados A pandemia motivou ontem novos cancelamentos. Na última quinta-feira o prefeito Pedro Wosgrau Filho anunciou a suspensão de eventos culturais e esportivos até setembro, além do adiamento da Exposição e Feira Agropecuária, e do cancelamento do Desfile do dia 15 de Setembro e da XX Münchenfest. Ontem, os colégios particulares aderiram à continuidade da suspensão já confirmada pela rede pública, até o dia 17 de agosto. A Ordem dos Advogados do Brasil adiou o Congresso do Advogado, que aconteceria entre os dias 17 e 21 de agosto. A juíza da Infância e da Juventude, Noeli Reback suspendeu temporariamente as visitas de familiares aos adolescentes internos do Centro de Sócio Educação (Cense). A juíza Giana Malucelli Tozetto suspendeu as audiências do Fórum Trabalhista de Ponta Grossa até o próximo dia 14. No Cadeião do Santa Maria, a visitação não foi suspensa por conta do Dia dos Pais, mas a situação será avaliada pelas autoridades policiais na segunda-feira.





Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: