[Valid Atom 1.0]

sábado, 8 de agosto de 2009

Gripe suína: vírus poderá dar ainda três voltas ao mundo


Organização Mundial de Saúde alerta que perigo deverá retornar nos dois próximos invernos

Rio - O vírus da gripe suína deverá dar três voltas ao mundo, afirma estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso significa que nos próximos dois invernos o Brasil e os demais países do planeta poderão ter novamente que enfrentar o problema. A esperança da comunidade científica é de que, até lá, seja desenvolvida vacina que possa ser aplicada em larga escala.

As ‘voltas ao mundo’ ocorrerão se o vírus da gripe suína (A H1N1) sofrer mutações — o que é extremamente comum nos ‘Influenza’, causadores de gripes — e ficar mais facilmente transmissível. As informações são do documento ‘Avaliando a gravidade da pandemia de Influenza’, da OMS. Especialistas ressaltam que os Influenza costumam retornar por mais dois invernos.

A organização afirma, porém, que o impacto do problema é variável, pois a manifestação do vírus depende da estrutura de Saúde do país. “Um vírus que causa apenas sintomas brandos em países com sistemas de saúde sólidos pode se tornar devastador em locais com carência de hospitais, medicamentos e profissionais da saúde”, afirma o documento.

Para Davis Ferreira, do Departamento de Virologia da UFRJ, não há como prever se o vírus ficará mais ou menos letal. “Quem dita a regra são os vírus”, explica. A OMS diz que a nova doença “parece ser mais contagiosa do que a gripe sazonal”. Quem já teve a doença, não pode ser infectado de novo. Mas, se o vírus sofrer mutação, o paciente volta a ser passível de contaminação numa próxima ‘temporada’.

O infectologista da UFRJ Edimilson Migowski explica que o vírus fica 6 semanas numa região. Depois, migra para locais onde o contágio é mais suscetível devido ao clima. E quanto mais pessoas com o vírus, maior a chance de mutação. “Por não ter atingido toda população, o vírus volta”, diz.

Brasil já tem 170 mortos

Segundo levantamento feito com base em dados divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde, já são 170 os mortos em decorrência da gripe suína. As regiões Sul e Sudeste são as mais atingidas e o Brasil tem cerca de 12% das mortes mundiais pelo vírus H1N1. No Rio, são 28 mortes. Ontem, a Secretaria de Saúde de Maringá, no Paraná, confirmou a morte de uma mulher de 24 anos, internada após dar à luz, e a Secretaria de Saúde de Santa Catarina divulgou que mais duas pessoas morreram pelo vírus H1N1. As vítimas eram mulheres. Uma de 52 anos, moradora de Celso Ramos, e outra de 26, moradora de Blumenau.

VOLTA ÀS AULAS

DIA 10
Belford Roxo; Japeri; Resende.

Palas (3º ano Ensino Médio); São Bento (3º ano Ensino Médio); Santo Inácio; Santo Agostinho (3º ano Ensino Médio).

Univ. Cândido Mendes

DIA 17
Rede Estadual do Rio.

Angra; Arraial do Cabo; Araruama; Búzios; Cabo Frio; Campos; Iguaba; Itaboraí; Itaguaí (Fundamental); Macaé; Magé; Mangaratiba (Escolas); Maricá; Mesquita (Fundamental); Niterói; Nova Friburgo; Nova Iguaçu; Paracambi. Petrópolis; Queimados; Rio (Fundamental); Rio das Ostras; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica; Silva Jardim; Teresópolis; Volta Redonda.

CAp UFRJ; CEL; Liceu Franco Brasileiro; Sesu; Senai; Bennett; Marista São José; São Bento; São Paulo (3º ano-E.M. no dia 13); Colégio Militar; Palas; São Vicente de Paulo; Dínamis; Escola Parque; Mopi (3º ano E.M.aulas on line); Notre Dame; Sto. Inácio; Sto. Agostinho.

UFRJ; UFF, Rural, Uezo, PUC; Celso Lisboa (veteranos dia 13); Veiga de Alemida; UniRio; Univ. Facha; Univ. Cândido Mendes (Direito/Centro).

DIA 24
Itaguaí (Creches e Educação Infantil); Mangaratiba (idem); Mesquita (idem); Nilópolis; Rio (idem).

SETEMBRO

CAP UERJ (dia 9); UERJ (dia 14).

SEM DATA DEFINIDA
Caxias (pode ser dia 13, mas será confirmado em reunião esta semana).

Universidade Estadual do Norte Fluminense






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: