[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aumento súbito de casos em Portugal


2009-08-14

Em 24 horas triplicaram os casos de gripe detectados em Portugal face ao período anterior: mais 149 pessoas contraíram o vírus e apenas 13 delas vieram de outros países. Esta multiplicação faz ascender a 884 os contágios confirmados desde Maio.

O número diário de casos registados como nova gripe progride, triplicando, por comparação com o período anterior, na lógica prevista de que uma pessoa contagia em média outras três. Para fazer face aos surtos, depois dos primeiros no Algarve, abriram ontem mais dez Serviços de Atendimento à Gripe, que abrangem todos os distritos da Região Centro. Os SAG estão separados físicamente dos Centros de Saúde para prevenir o contágio de doentes com patologias diferentes da gripe.

São dez e distribuem-se por Aveiro, Ovar, Castelo Branco, Coimbra, Arganil, Figueira da Foz, Marinha Grande, Guarda, Viseu e S. Pedro do Sul. A maioria funciona entre as oito e as 20 horas, mas há alguns, como o da Marinha Grande e o de Arganil, que estão abertos 24 horas por dia. O recurso aos SAG deve ser feito apenas depois de um contacto com a Linha de Saúde 24, lembra a Administração Regional de Saúde do Centro.

Entre estes conta-se o de um agente da PSP, a prestar serviço no Comando Metropolitano de Lisboa, que activou o seu plano de contingência.

O Reino Unido é o país europeu com mais casos, agora 25 mil. Houve 44 mortes. Há duas semanas atrás, havia 110 mil pessoas doentes.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: