[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Protestos contra filme são 'exagero', diz Fernando Meirelles

Lisboa, 2 out (Lusa) - O diretor Fernando Meirelles afirmou que há "exagero" nos protestos promovidos por cegos nos Estados Unidos contra seu filme "Ensaio sobre a cegueira", baseado no romance homônimo do escritor português José Saramago.

"O filme retrata as pessoas cegas como monstros. Isso é mentira. A cegueira não transforma pessoas decentes em monstros", criticou Marc Maurer, presidente da Federação Nacional dos Cegos norte-americanos, que está preparando um protesto contra a obra.

"Os personagens do filme não são cegos, são pessoas que ficaram cegas de um momento para o outro, sem nenhum tempo para adaptação. O filme é sobre a natureza humana e não sobre a cegueira", afirmou Meirelles ao jornal O popular.

"Creio que há um exagero por parte dos manifestantes que protestam apenas baseados no trailer e no livro", afirmou o cineasta.

"Ensaio sobre a cegueira" é um filme sobre uma estranha epidemia de cegueira branca que gera o caos em uma comunidade, com o instinto de sobrevivência se sobrepondo à civilização.

O filme, que conta com a interpretação de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, foi apresentado pela primeira vez em maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes.

A estréia nos EUA está marcada para sexta-feira. Em Portugal, o filme vai entrar em cartaz em 13 de novembro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: