[Valid Atom 1.0]

domingo, 17 de agosto de 2008

Incêndio destrói parte do Teatro Cultura Artística, em São Paulo


O fogo destruiu a sala Esther Mesquita, no terceiro andar; não havia ninguém no local no momento do incêndio

Bia Rodrigues, do estadão.com.br


Incêndio no teatro começou no meio da madrugada

Edna Figueiredo Coutinho/FotoRepórter

Incêndio no teatro começou no meio da madrugada

SÃO PAULO - Um incêndio atingiu neste domingo, 17, o teatro Cultura Artística, localizado na Rua Nestor Pestana, na região central da capital paulista. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5 horas e, às 8h30, haviam controlado o incêndio e realizavam o trabalho de rescaldo, para conter os últimos focos. O grande painel de Di Cavalcanti que enfeita a fachada do teatro não foi danificado. Ninguém ficou ferido.

O incêndio atingiu todo o terceiro andar, onde fica a sala Esther Mesquita. Os bombeiros deslocaram 15 viaturas e 45 profissionais para o local. Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Militar também foram acionadas.

Para evitar que moradores de um prédio vizinho, na Rua Martinho Prado, fossem intoxicados pela fumaça, o local foi evacuado e todos tiveram que deixar seus apartamentos. Eles puderam retornar por volta das 8 horas deste domingo.

De acordo com o coronel do Corpo de Bombeiros, João dos Santos de Souza, todo o terceiro andar foi destruído e o teto cedeu. "As causas ainda serão investigadas e podem ser várias. O fogo pode ter sido causado por um curto-circuito, a queda de um balão ou pode ser até criminoso", afirmou.

Inicialmente, os bombeiros controlaram o fogo pelo lado de fora do teatro, com jatos de água. Problemas em um hidrante na esquina da Nestor Pestana com a Martinho Prado dificultaram o trabalho de combate ao fogo. "Por ter sido depredado, este hidrante não pode ser usado pelos bombeiros. Então, tivemos que usar outros hidrantes mais distantes e carros-pipa o que dificultou e atrasou um pouco o nosso trabalho", disse o coronel Souza.

Marli Dias, moradora de um prédio na Nestor Pestana há 30 anos, também reclamou do problema. "Os bombeiros chegaram e os hidrantes não tinham água, o que é um absurdo. Esta questão preocupa os moradores da região. As labaredas estavam muito altas e o fogo consumiu tudo muito rápido", disse Marli. "O fogo começou por volta das 3h30, escutei uns estalos e vi o fogo. Logo o teto caiu".

Também moradora da mesma rua, Edna Figueiredo Coutinho afirmou que os bombeiros posicionaram a escada, mas não começaram a combater o fogo logo. "Eles ficaram um tempão com a escada posicionada, mas não tinha água para começar a combater o incêndio", afirmou Edna. "Dá um aperto, uma tristeza ver o teatro sendo consumido. Uma sensação ruim", disse a moradora da região há 22 anos.

Na noite de sábado, as peças O Bem Amado, que estreou em abril, e Toc Toc, em cartaz desde maio, foram apresentadas. A orquestra da França iria se apresentar no Cultura Artística nesta semana. O site do teatro informa que todos os espetáculos foram cancelados, informação confirmada pelo administrador. "Os espectadores que já compraram ingresso terão o dinheiro devolvido. Infelizmente, teremos que cancelar as apresentações programadas", informou Paulo Calux, que chegou ao local por volta das 6h30. "O prejuízo cultural é muito maior que o financeiro. E é isto que nos preocupa".

O administrador contou ainda que recentemente o teatro passou por uma vistoria do Corpo de Bombeiros. "O teatro passou em primeira instância na vistoria. É um modelo de segurança", disse. Segundo ele, o porteiro do prédio chegou a ver uma bola de fogo no palco. "Talvez o incêndio tenha mesmo sido causado pela queda de um balão", lamentou.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: