[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Anvisa recomenda não dar mel para crianças com menos de um ano


Preocupação é com bactéria causadora do botulismo, doença que pode ser fatal.
Sem flora intestinal, bebês muito novos são mais vulneráveis à infecção.
Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal Hoje

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que os pais não dêem mel para seus filhos com menos de um ano de idade. A preocupação é com o botulismo, doença potencialmente fatal causada por bactérias. O mel caseiro, embalado sem controle adequado, muitas vezes abriga os microrganismos -- estudos mostraram a presença deles em cerca de 5% do mel brasileiro.

A bactéria Clostridium botulinum é uma ameaça principalmente para os bebês novinhos, cuja flora intestinal (o conjunto de micróbios do intestino) ainda não está totalmente formada. Sem microrganismos para competir com o vilão microscópico, ele pode se multiplicar de forma descontrolada quando ingerido, levando ao botulismo. Se não for tratada logo, a doença pode até matar, dificultando os movimentos respiratórios e exigindo até o uso de um respirador artificial, além de uma longa recuperação.


Os registros do problema por aqui são raros. Mas nos Estados Unidos, só no ano passado, foram notificados 100 casos. A orientação da Anvisa é para prevenir o surgimento da doença. Os produtores de mel também dizem não recomendar o uso do alimento antes de um ano de idade. Segundo eles, é importante procurar mel que leva o selo oficial de qualidade.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: