[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 22 de julho de 2008


Google informou que trata-se de uma manutenção para resolver problemas técnicos.
Ainda não há previsão para o retorno do serviço, diz a empresa.
Do G1, em São Paulo

Foto: Reprodução
Reprodução
Página inicial do Orkut às 22h informava que site está fora do ar (Foto: Reprodução)

O site de relacionamentos Orkut está fora do ar na noite desta segunda-feira (21). Segundo informava a página inicial às 22h, o site “está em manutenção temporária”.


De acordo com a assessoria do Google, proprietário do serviço, trata-se de uma manutenção para resolver problemas técnicos do site. A assessoria, no entanto, não informou a hora exata em que o site saiu do ar.

No momento, não é possível realizar novos cadastramentos. Ainda não há previsão para o retorno do serviço.

Nesta tarde, usuários tiveram dificuldades para acessar a rede. Alguns deles, ao se autenticar, eram redirecionados para um perfil diferente do inscrito. A empresa disse que não foi informada sobre o problema.

Usuários do Orkut reclamam de troca de contas entre inscritos na rede


Usuários do Orkut estão reclamando desde o começo da tarde desta segunda-feira (21/07) de problemas com o acesso à rede social que abre um perfil diferente daquele criado pelo inscrito.

Leitores do IDG Now! reportaram que, ao se autenticar com seu nome de usuário e senha, a rede social do Google abria a interface de customização de outro usuário.

O print screen do perfil de um leitor paulistano de 38, que se "transformou" em uma mineira de 22 anos, comprova o problema enfrentado.
blogdosblogs_orkut_problema
As reclamações dos usuários se acentuaram à partir das 17h no Twitter, como comprova a incidência do termo Orkut na ferramenta de busca do serviço de microblogging.

Perto das 18h15, o Google Brasil tirou o Orkut do ar para manutenções.

"O orkut de mais alguem endoidou? O meu de tarde aparecia como se eu fosse antonio sei lá o que da espanha", perguntava a usuária Sanna Rodrigues às 18h02. Antes, Lucio Leonardo tinha virado Valdesia e Chiara Martini, Elisangela Cacau.

Enquanto a maioria seguia a especulação de um hackeamento em massa ("Muitos perfis hackeados no #orkut. Me-dô", disse kakah), provavelmente relacionado a aplicativos do OpenSocial, segundo o carioca Didcart, Wendel Scardua apresentou a teoria de estouro de ID: "estourou algum id, e novos usuários estão sendo criados por cima de antigos...".

Não faltou lugar para a graça - "CLARO que vou cantar a loirinha curitibana que "roubou" meu orkut", disse mushisan às 18h22, enquanto Fábio Vanzo já preparava desculpas - "O orkut tá com uma falha de segurança. Portanto, se eu virar um traveco palmeirense e pagodeiro, não estranhem"

Após o Orkut ter entrado em manutenção, o volume de mensagens publicadas no Twitter sobre o assunto aumentou.

Em resposta ao IDG Now!, o Google Brasil afirma que o Orkut está passando por uma "manutenção não periódica" que "não oferece risco à integridade e segurança dos perfis ativos".

Em outras palavras: o buscador garante que usuários que tiveram seus perfis trocados voltarão a acessar suas contas normalmente sem qualquer alteração após a manutenção.

Além da impossibilidade de entrar no Orkut, o Google Brasil informa que, "temporariamente, não é possível fazer novos perfis". Questionado, o buscador afirma que a manutenção não tem relação com supostas falhas de segurança em aplicativos no OpenSocial.

Este post tem apuração e redação de Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: