[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 24 de junho de 2008

Ex-primeira-dama Ruth Cardoso morre em São Paulo


Publicada em 24/06/2008 às 23h04m

Gerson Camarotti e Flávio Freire - O Globo; O Globo Online

Dona Ruth Cardoso, ex-primeira dama, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

BRASÍLIA - Aos 77 anos, a ex-primeira dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu na noite desta terça-feira em sua casa, no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Dona Ruth sofreu um infarto fulminante decorrente de uma arritmia, às 20h40, quando conversava com o filho Paulo Henrique Cardoso na sala de seu apartamento. Ela desmaiou e caiu na sala, morrendo na hora. Na véspera, dona Ruth havia sido submetida a um cateterismo. (Saiba mais no Blog do Noblat)

A família ainda não decidiu onde será o velório ou o enterro. Pode ser que o enterro não aconteça nesta quarta-feira porque uma das filhas de dona Ruth está na Espanha e talvez ela não consiga chegar a tempo. Um dos locais prováveis do velório será o Centro Acadêmico Maria Antonia, da USP, no centro de São Paulo. ( Veja fotogaleria da ex-primeira dama )

Dona Ruth deixou três filhos (Luciana, Paulo Henrique e Beatriz) e seis netos. A antropóloga estava casada há 56 anos com o ex-presidente Fernando Henrique. ( Confira a trajetória política de dona Ruth )

O governador de São Paulo, José Serra, declarou luto oficial de três dias no estado. Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter recebido com surpresa e pesar a morte da ex-primeira-dama. O presidente lembrou de dona Ruth à frente do Comunidade Solidária, presidido por ela durante o governo tucano, e pediu que Deus conforte o ex-presidente Fernando Henrique, a quem Lula chamou de amigo. ( Veja outros depoimentos de políticos e amigos )

Ruth Cardoso recebeu alta na tarde de segunda-feira do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde a última quinta-feira, com crise de angina - dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. ( Veja imagens da saída do hospital em vídeo da GloboNews )

No mesmo dia, ela foi submetida no Hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) a um cateterismo - método diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e ou veias coronárias. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, os médicos descartaram a necessidade de intervenção cirúrgica.

Dona Ruth já carregava no peito há algum tempo dois stents - próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura para tentar normalizar o fluxo sanguíneo.

Um dos primeiros a confirmar a morte foi o senador Sergio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB. Guerra relatou conversa com o governador José Serra, segundo o qual os médicos tinham dito a dona Ruth que ela deveria manter a partir de agora uma vida com "maiores restrições". ( Ouça as declarações de Sergio Guerra )

- Mas jamais se falou em risco de morte - afirmou o senador.

Em função da morte, o PSDB cancelou os eventos marcados para esta quarta-feira em comemoração aos 20 anos de fundação do partido.

- Dona Ruth era um consenso entre nós. Muita respeitada não só no PSDB, mas também pelos outros partidos. Sobretudo pela forma honrada como foi primeira dama e como desempenhava seu papel junto à sociedade. Tinha ampla autoridade no partido e vai nos fazer muita falta - afirmou Guerra.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: