[Valid Atom 1.0]

sábado, 22 de março de 2008

“Roteiro d´Os Maias e de todas as Bebidas e Comidas no Romance”




Eça gastronómico


Dário Castro Alves publica pela Hugin Editores a presente obra, de título proporcionalmente extenso, aos objectivos traçados: referenciar num roteiro do universo de comidas e bebidas do monumental livro de Eça de Queirós, “Os Maias”.
Em “Roteiro d´Os Maias e de todas as Bebidas e Comidas no Romance” o autor procurou sintetizar o essencial e, por vezes o acessório, de tudo quanto o escritor do século XIX registou naquele romance.
Para caracterizar o esforço de composição da presente obra recorremos às palavras de Dário Castro Alves que afirma na introdução da mesma: “É como se os Maias tivesse sido reescrito com o objectivo de reduzi-lo a cerca de um quarto do total de seu texto. Fiz um esforço por preservar a essência do romance, ficando o mais perto possível do original, especialmente nas referências aos episódios de maior valor, graça e encantamento”. E que fez, concretamente, o autor do presente roteiro? Pegando na obra de Eça e sintetizando-a, classifica as alusões em dois tipos: gastronómicas, assinalando-as a negrito, e enológicas, indicando-as a vermelho. Tendo em consideração que Eça foi o romancista português mais se referiu a comidas e bebidas com mais de 4500 citações no compito geral da sua obra, percebe-se a oportunidade de um volume como aquele agora editado. Em “Os Maias”, como nos diz o autor, “o comer entra de forma abudante na própria fabulação e na composição da história. Poder-se-ia até dizer que, sem o comer, mal se conceberiam certas cenas da narrativa sobre a vida burguesa no Portugal do século XIX, com descrições carregadas de encanto, beleza e arte, ou ironia, mordacidade e sarcasmo”.
Dário Castro Alves, um dos maiores queirosianistas português, tem colaborado, quer no nosso país, quer no Brasil, assiduamente em jornais e revistas e em diversos livros sobre a obra de Eça.
Autor: Jorge Andrade

Autor/a:
Dário Castro Alves
Editora:
Hugin Editores


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: