[Valid Atom 1.0]

domingo, 22 de janeiro de 2012

Fabio Assunção não nega sua ascendência italiana Um ator com a cara de São Paulo


Fabio Assunção não nega sua ascendência italiana ao eleger a trinca teatro, cinema e pizzaria como seus programas preferidos

João Luiz Vieira

img.jpg
"Adoro o que São Paulo oferece
culturalmente e as pizzas"
Há atores que são a cara do lugar onde nasceram. O berço pode estar marcado no rosto, no tom da pele, na voz, no figurino ou mesmo nas escolhas profissionais. Pense em Regina Casé. Você logo a associa ao Rio de Janeiro. Werner Schünemann é evidentemente gaúcho. Lázaro Ramos, baiano. Dira Paes, paraense. Dos atores que estão intimamente ligados a São Paulo, não há como fugir ao nome de Fabio Assunção. Nem há como ele escapar dessa tatuagem.

O ator nasceu há 40 anos no tradicionalíssimo bairro da Vila Mariana, na zona sul, ainda hoje um distrito pontuado por sobrados, com um cotidiano quase interiorano, nuclear. “A melhor recordação do bairro é de uma época em que, pequeno, podia brincar na rua. Eu brinquei muito fora de casa e tenho boas lembranças. Uma pena que hoje as crianças sejam privadas desse prazer”, lamenta ele, pai de João, 8 anos, com a empresária Priscila Borgonovi, e Ella Felippa, 8 meses, com a publicitária Karina Tavares.
img3.jpg
VILA MADALENA
Zona oeste da cidade

"Costumo bater perna por bairros
como Vila Madalena e Pacaembu"
Foi no bairro da Vila Mariana que ele, por exemplo, descobriu que não queria mais ser médico e, sim, alguma coisa ligada às artes. Aos dois anos teve suas primeiras aulas de piano. Depois, violão clássico, canto e coral. Até montou uma banda de rock, a Delta T, mas foi a interpretação cênica que o abraçou. Mudou-se para o Rio de Janeiro nos anos 1990 para trilhar uma carreira de sucesso na TV Globo, onde ganhou fama já na primeira novela, “Meu Bem Meu Mal”. Daí para a frente é história, com destaque para suas atuações em “Vamp” (1991), na minissérie “Os Maias” (2001) e “Paraíso Tropical” (2007), sua última trama de longa duração.

Contratado da emissora que o recebeu no Rio, Fabio Assunção vive na ponte São Paulo–Rio, como quase todos seus colegas. Depois de vários problemas pes­soais, que o afastaram de uma rotina de gravação mais sistemática e regular, ele finalmente se acertou de novo com a emissora e entrou no elenco fixo do seriado “Tapas e Beijos”, eleito o melhor de 2011 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Suas estadias no Rio, porém, são pontuais. Ele adora estar pela capital paulista, onde tinha reestreia marcada para a sexta-feira 20 com o espetáculo “Adultérios”, dirigido por Alexandre Reinecker, no Teatro Tuca.  “O que me faz feliz em São Paulo? Os feriados, as pizzas, as peças e filmes em cartaz. Feriados porque gosto de aproveitar a cidade sem megacongestionamentos. Adoro o que ela me oferece culturalmente. E as pizzas”, ri.

Mas, ciente dos problemas da metrópole, cita o que realmente precisa ser melhorado imediatamente. “Mudaria o transporte público. Isso é urgente! Faria um transporte público eficiente e de qualidade. As pessoas merecem!” Fanático por pizzas, como ele mesmo assume, o ator não fica restrito a essa especiaria quando pensa em sair para jantar. Embora cite a pizzaria Braz, eleita uma das melhores da cidade em diversos concursos, Assunção elenca uma série de restaurantes – a maioria, é verdade, de gastronomia acentuadamente italiana.
img4.jpg
PARQUE DO IBIRAPUERA
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n
Telefone: (11) 5573-4180 Todos os dias, das 5h às 24h
"Vou ao Ibirapuera porque lembra a minha infância"
A lista inclui o Primo Basilico, Jardim de Napoli, Ministro, Juscelino, Rodeio, Pasta e Vinho e Piselli. Sabe o que os une?
“São lugares discretos que oferecem uma boa comida e um bom atendimento”, afirma o ator, que, convenhamos, não é figura fácil em eventos públicos.

Comer fora, aliás, faz parte de sua trinca de programação noturna. Ele confessa que raramente foge ao roteiro teatro/cinema/jantar. “Adoro essa programação”, diz. Quando se decide por assistir a um filme em cinema, só vai a dois deles, o Cinemark do Shopping Iguatemi e o Kinoplex do Itaim. Se for teatro, ele tem mais preferências. Gosta da Faap, Folha, Renaissance, Sesc Anchieta, Alfa, Cultura Artística, João Caetano, Alfredo Mesquita, Célia Helena e Tuca. Motivo? “Pela acústica, localização, os bons camarins e a boa administração”, comenta, do alto de sua experiência de já ter, inclusive, realizado temporadas com alguns de seus espetáculos nesses locais.
img1.jpg
RODEIO
Rua Haddock Lobo, 1498 Telefone: (11) 3474-1333
Shopping Iguatemi Av. Faria Lima, 2232 Telefone (11) 2348-1111

"É um lugar discreto que oferece uma
boa comida e um bom atendimento"
Mas ele não vai mesmo a baladas? O ator garante que não. Quando muito, segue com sua mulher, Karina, ao bar Seu Miagui. Assunção parece estar numa fase mais diurna mesmo. Ele diz que frequenta parques e coloca o Parque do Povo, no Itaim, como o seu preferido por ser “pouco movimentado”. Cita também o Ibirapuera “porque lembra a minha infância”, e o Villa-Lobos, por achar “um lugar agradável”. Quando quer relaxar, porém, o melhor endereço é mesmo sua casa. “É ficar com a família e os amigos.”

Assunção também gosta dos museus da capital. Aprecia o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Pinacoteca do Estado “pelo acervo, o ambiente agradável e a arquitetura”. Questionado sobre o que indicaria a um estrangeiro se ele passasse pela cidade e perguntasse para ele a respeito do que fazer, ele enumera os teatros e os cinemas como homem ligado à cultura que é. Mas, porém, amplia o passeio in­cluindo bater perna pela Vila Madalena, pelo Pacaem­bu, dar uma passada nos mercados municipais, no Auditório Ibirapuera, no Mube e pela rua Augusta como um todo. Dependendo da visita, ele até poderia ir junto.
img2.jpg
TEATRO FAAP
Rua Alagoas, 903 Telefone: (11) 3362-7233

"Gosto desse teatro pela acústica, localização,
os bons camarins e a boa administração"








LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: